João Duque: entre a finança e as convicções cristãs
João Duque, presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, participou em novembro, na Capela do Rato, em Lisboa, num encontro onde crentes em Deus expuseram as suas dúvidas e dificuldades quanto à vivência das suas convicções cristãs.
Alguns excertos da intervenção do docente universitário e comentador.
«Eu sou professor que ensina a génese do mal.» «O homem prefere ter mais do que menos, mas isto choca com os modelos de despojamento de materialidade, que são os princípios que me ensinaram para passar pelo buraco da agulha.» «Passo o tempo a ensinar as pessoas a fazerem exatamente o contrário do que eu devia ensinar.» «Toda a gente devia aspirar a proporcionar a transferência da riqueza para os outros, e não procurá-la para si.» «Vejo-me constantemente a infringir aquilo que acredito ser a palavra da salvação. É uma luta que me desfaz. Por isso procuro arranjar maneiras de reconciliar-me.»
O encontro na Capela do Rato, confiada ao diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça, contou também com as participações da jornalista Paula Moura Pinheiro e da reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia.
© SNPC | 08.01.13
João Duque
Foto: Reinaldo Rodrigues