Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jornadas de Teologia refletem sobre “Arte, expressão que transcende”

O Seminário de Angra, na ilha Terceira realiza entre quarta e sexta-feira (20-22 de março) promove as terceiras Jornadas de Teologia, subordinadas ao tema “Arte, expressão que transcende”.

Arte litúrgica e contemporaneidade, estética e teologia, e temporalidade e transcendência na música sacra estão entre as questões a refletir pelos conferencistas ao longo do encontro, durante o qual será apresentado o segundo volume da revista anual “Fórum teológico XXI”, editada pelo Seminário da diocese angrense.

Os organizadores do encontro, com entrada gratuita, constatam que «a história da arte cristã mostra uma alternância de tendências que poderíamos chamar de imanência e transcendência, uma oscilação entre o gosto pela imagem e a preferência pelo sinal simbólico».

«Neste sentido, uma das excelências do cristianismo é a sua capacidade para abrir canais de expressão a essas duas fundamentais potencialidades do ser humano: a sensibilidade e o espírito», refere a nota de apresentação enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A diocese açoriana está convicta de que o «Homem contemporâneo apresenta novas formas de expressão artística que expressam a transcendência, por vezes de um modo não pretendido e incompreensível, mas que constituem o lugar teológico para que a fé cristã se exprima, e ultrapasse um revivalismo empobrecido».

«As Jornadas do Seminário pretendem dar um humilde contributo para uma reflexão crítica e ponderada acerca destes novos desafios» através das conferências, bem como mediante uma exposição.

A iniciativa começa às 20h00 com a apresentação da revista de teologia, seguindo-se a intervenção do bispo de Angra e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador.

“Desafios contemporâneos à arte litúrgica” é o tema da conferência de Joaquim Félix, padre da arquidiocese de Braga ligado à conceção das capelas Árvore da Vida, Imaculada e Cheia de Graça, distinguidas com vários prémios de arquitetura a nível internacional, antecedendo a abertura da exposição.

“A estética e mística em São Tomás de Aquino” (Cipriano Pacheco) e “Estética e teologia. Contexto, fundamentos e desafios” (Alexandre Palma) são as intervenções previstas para quinta-feira.

As jornadas terminam na sexta-feira com “‘Sanctarum Imaginum’, entre o Homem e o Divino: reflexões sobre algumas diretrizes pastorais na Idade Moderna” (Sandra Costa Saldanha) e “Temporalidade e transcendência na música sacra: A difícil mediação” (Ruy Vieira Nery), antes de um momento musical interpretado pela Academia de São Tomás de Aquino.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Angra do Heroísmo | F.C.G./Bigstock.com
Publicado em 18.03.2019

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos