Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Internet

Mais de 40 movimentos de leigos católicos portugueses unem-se em novo site

A Confederação Nacional do Apostolado dos Leigos estreou na sexta-feira um site na internet que congrega as atividades e objetivos de mais de 40 movimentos católicos portugueses.

A página «tem por finalidade proporcionar uma plataforma de comunhão entre os leigos em Portugal, no intuito de testemunhar as razões da sua fé, fomentar o conhecimento recíproco, promover o discernimento cristão comunitário das realidades contemporâneas e dos desafios da sua evangelização e, assim, contribuir para uma maior unidade de espírito e de ação no serviço dos leigos no mundo», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O site propõe três blocos principais, divididos em secções: «Acreditar [Fé e Jesus Cristo] – Ser [Igreja e Cristãos Leigos] – Viver [Pessoas e Mundo]».

«Em todos estes capítulos são apresentados e propostos, a par de documentos pontifícios ou conciliares, textos de reputados autores que refletem e promovem a reflexão sobre a fé, a eclesiologia e a presença dos cristãos no mundo», refere o comunicado.

Na "Agenda" registam oportunidades de formação, reflexão e oração, abertas à participação de todas as pessoas, enquanto que o espaço "Enfoques" destaca a atualidade recente dos membros da CNAL e outras iniciativas eclesiais, além de «mostrar o bem que se faz no mundo».

Para D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, a página é «um espaço de crescimento na estima, na cooperação e no respeito pela diversidade dos carismas, alicerçando a unidade na diversidade e procurando o discernimento colegial dos sinais dos tempos e das respostas a dar, hoje, às grandes questões da Igreja e do mundo».

«Pela partilha de iniciativas, pela informação útil e constante, pela formação variada e permanente, este sítio constituirá, por certo, um ponto de referência na comunhão efetiva das associações de apostolado», sublinha o prelado na saudação publicada na página.

«Desejamos ardentemente que este sitio faça caminho caminhando e que, sendo inaugurado em dia de São Paulo [25 de janeiro], homem de fé esclarecida e convicta, contribua, na verdade, para a autêntica comunhão e seus dinamismos ao serviço da evangelização tendo como única competição a estima mútua e a alegria na esperança», conclui.

O CNAL, que sucedeu ao Conselho Nacional de Movimentos e Obras, é uma pessoa canónica privada, constituída por 42 associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, aprovada em 2011 pela Conferência Episcopal Portuguesa.

 

 

 

Rui Jorge Martins
Vídeo: CNAL
© SNPC | 28.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.