Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música de Cuca Roseta concluiu oração pelas vocações

Uma noite cultural com a fadista Cuca Roseta concluiu este sábado, na Póvoa de Varzim, o programa associado à Semana de Oração pelas Vocações organizado pela arquidiocese de Braga.

A atuação foi precedida, durante a tarde, por uma peregrinação pelas vocações, refere o Departamento para a Pastoral das Vocações em nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Com a participação de 1300 jovens, a romaria, intitulada “Nos Trilhos da Vocação… Arrisca um sonho maior”, partiu de diferentes pontos do arciprestado de Vila do Conde-Póvoa de Varzim em direção à cidade poveira.

«Depois do caminho feito, a vida pôde descansar e deixar-se embalar. Cuca Roseta cantou a “Marcha da Esperança”, fazendo eco da jornada vivida e partilhada horas antes», descrevem os organizadores.

A Pastoral das Vocações de Braga destaca que «na delicadeza das cordas de uma guitarra, a vocação, arte sublime e expressão da beleza do Deus da alegria, é também música que se canta e que se reza».

«O coração foi de novo interpelado - “ouve o que Ele tem para te contar” – e respondeu de mãos e olhos erguidos na sintonia deste silêncio pleno de graça. Em cada acorde, a cada canção, a vida reafirmou confiança n’Aquele a quem pertence e cantarolou “em Teus braços meu regaço”, para se ajoelhar e soltar a melodia de uma nova prece - “quero a Tua mão debaixo da minha cabeça”.»

O cruzamento entre chamamento divino a cada pessoa e a cultura em que vive teve novo ponto alto no fado “Foi Deus”: «Foi Deus, é sempre Deus, quem nos conforta na certeza de que “há sempre acesa uma luz na escuridão”».

A Semana de Oração pelas Vocações, que decorreu entre 5 e 12 de maio, foi dedicada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 22.05.2019 | Atualizado em 09.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos