Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Novo bispo do Porto acredita que diálogo entre Igreja e sociedade passa pelos «umbrais da arte»

O Vaticano anunciou hoje que o papa Francisco nomeou bispo do Porto D. António Francisco dos Santos, até agora bispo de Aveiro, diocese em que defendeu a aproximação do catolicismo às expressões artísticas e culturais.

«O diálogo entre a Igreja e a Sociedade passa, mais vezes do que imaginamos, pelos umbrais da arte e aí se abrem as portas da fé, porque a arte e a cultura transportam em si um ministério profético», sublinhou o prelado em 2013 no texto de apresentação da exposição “Diocese de Aveiro – Presente e Memória”.

Para o até agora bispo de Aveiro, uma das poucas dioceses portuguesas com um setor da Pastoral da Cultura formalmente instituído, a relação dos católicos com outras perspetivas atravessa «necessariamente» os «caminhos abertos da Cultura, em que a Igreja soube tantas vezes ser pioneira».

«Estejamos também nós disponíveis para fazer deste diálogo franco um serviço e um tesouro sem esquecer nunca que a arte transporta em si um ministério profético», apelou então D. António Francisco dos Santos.

A 8 de dezembro, na mensagem com que encerrou a "Missão Jubilar", conjunto de atividades que assinalou os 75 anos da restauração da diocese aveirense, o prelado aludiu à necessidade de «uma Igreja que se preocupa com o diálogo com o mundo da cultura.

Na mensagem de agradecimento da diocese de Aveiro, lê-se que a ação daquele que foi o seu bispo até hoje «fez-se sentir não só na comunidade eclesial», mas também «em toda a sociedade civil, cultural, académica, política e militar».

Por seu lado, o administrador apostólico da diocese do Porto, D. Pio Alves, refere, também em mensagem, que «todos» estão dispostos a «colaborar» com o novo bispo, «abertos às interrogações da Sociedade».

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, nasceu a 29 de agosto de 1948 em Tendais, concelho de Cinfães, tendo frequentado os seminários menor e maior.

Diplomado em Filosofia pela Escola Prática de Altos Estudos Sociais e pelo Instituto Católico, ambos em Paris, foi ordenado padre a 8 de dezembro de 1972 para o serviço da diocese de Lamego.

Ao longo do seu ministério sacerdotal foi vigário paroquial em Cinfães, formador, professor e vice-reitor do Seminário de Lamego (1986-1991), bem como pró-vigário geral de Lamego (1996-2004).

O beato papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga a 21 de dezembro de 2004, e no dia 21 de setembro de 2006 o papa Bento XVI designou-o bispo de Aveiro, sucedendo a D. António Baltasar Marcelino.

«In manus tuas» («nas tuas mãos») é o lema episcopal de D. António Francisco dos Santos.

Preside atualmente à Comissão Episcopal da Educação Cristã, depois de ter ocupado o mesmo cargo da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

A diocese do Porto foi dirigida por D. Manuel Clemente até à sua nomeação, em 2013, para patriarca de Lisboa. Desde então o cargo de administrador apostólico tem sido desempenhado pelo bispo D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Além de D. Pio Alves, a diocese portuense tem como bispos auxiliares D. António Maria Bessa Taipa (71 anos) e D. João Lavrador, de 58 anos, e como bispo emérito D. João Miranda Teixeira (78 anos), que foi prelado auxiliar.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 21.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D. António Francisco dos Santos

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página