A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Filatelia

Novos selos dos CTT destacam Bíblia e catedrais portuguesas

A emissão filatélica que os CTT dedicam à “Rota das Catedrais” vai ser lançada na Sé de Viseu a 18 de maio, e no mesmo dia decorre na Sé de Santarém a cerimónia de obliteração do carimbo de 1.º dia, anunciou o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.

O projeto que se estende por três fases prevê o lançamento em 2012 de selos das catedrais de Viana do Castelo, Porto, Braga, Guarda, Lamego, Vila Real, Viseu, Santarém, Silves e Faro.

O programa inicia-se com a visita à catedral escalabitana (10h15), seguida da obliteração do carimbo (11h00), prosseguindo com a visita à sé viseense (16h45) e o lançamento oficial da emissão filatélica (21h30), que se conclui com um concerto de canto e órgão, às 22h00.

Foto

Segundo os CTT o “Selo Corporate”, em que se insere a emissão da Rota das Catedrais, «é um produto que consiste em permitir a uma empresa (ou instituição) associar ao selo postal tradicional uma outra componente - designada tarja - contendo logo de marca, evento ou slogan promocional».

Imagem

Os CTT lançaram recentemente em Fátima o livro “A Palavra e a Imagem”, onde Paulo Mendes Pinto reúne «dois dos elementos mais fortes e presentes na cultura da Europa Ocidental: a Bíblia e a pintura».

Imagem

«A partir de cinquenta episódios bíblicos e da sua representação em obras-primas da arte portuguesa, o autor elabora um texto que entrelaça e enriquece esta relação», descreve o site dos Correios.

Imagem

«Sejamos “praticantes” ou não – escreve Paulo Mendes Pinto – durante dois milénios a nossa herança foi-se construindo nesta articulação entre um texto tido como sagrado e as suas representações que acompanhavam os momentos de culto, de introspeção, de regozijo ou de desespero».

Imagem

Por isso, conclui, «a Palavra e a Imagem são parte de um código genético que dá forma a uma parte da Europa, que corre nas veias dos corpos mais vetustos e identitários da cultura milenar» herdada pelos portugueses.

Imagem

A obra, vendida ao preço de 36 €, é numerada e limitada a cinco mil exemplares e inclui quatro selos e dois blocos com o valor facial de 5,95 € da emissão filatélica homónima.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 17.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.