Perspetivas
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

O alto preço da fé: Mártires cristãos nos séculos XX e XXI

No século XX, «homens e mulheres crentes foram mortos oferecendo a sua existência por amor dos mais pobres e fracos», E ainda hoje, no século XXI, «em diversos contextos muitos nossos irmãos e irmãs continuam a ser objeto de um ódio anticristão».

A evocação dos mártires cristãos foi feita esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal italiano Pietro Parolin, numa vigília de oração ecuménica que decorreu em Roma, com a participação do fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi.

«Hoje, no século XXI, a nossa Igreja é uma Igreja de mártires», vincou o prelado, referindo-se às comunidades cristãs formadas por católicos, ortodoxos, evangélicos e anglicanos.

«Muitos foram sacrificados pela sua recusa de se curvarem ao culto dos ídolos do século XX, o comunismo, o nazismo, a idolatria do Estado ou da raça», enquanto que outros «tombaram no decorrer de guerras étnicas ou tribais».

Pietro Parolin lembrou também os cristãos que morreram porque, «sobre o modelo do Bom Pastor, não obstante as ameaças, preferiram permanecer com os seus fiéis do que abandonar a própria missão».

Os cristãos não são atualmente perseguidos pelo seu poder «mundano, político, económico ou militar», mas porque «são testemunhas tenazes de uma outra visão da vida, feita de abaixamento, de serviço, de liberdade, a partir da fé».

Onde «o ódio parecia inquinar toda a existência, eles manifestaram como o amor é mais forte do que a morte», sublinhou.

Para o secretário de Estado, «por vezes, é apenas o nome de “cristão” a atrair o ódio, porque se refere à força pacificadora, humilde, de que eles são portadores, como muitos voluntários, leigos ou consagrados e consagradas, jovens e idosos, cuja vida foi cortada enquanto serviam generosamente a Igreja e comunicavam o entusiasmo da caridade».

Antes da oração e bênção finais, foram evocados os nomes de muitos testemunhos da fé que deram a vida ao serviço do Evangelho no último século, como o jesuíta Franz Var Der Lugt, morto em Homs, Síria, a 7 de abril, padre Andrea Santoro, D. Luigi Padovese e do leigo Shabaz Bhatti.

Foram também recordados os protestantes Peter Asakina e Irianto Kongokoli, o arcebispo salvadorenho Oscar Romero, seis evangélicos mortos igualmente em El Salvador, Annalena Tonelli e irmã Leonella Sgorbati, pastores evangélicos quenianos e nigerianos, os espanhóis que perderam a vida por ódio à fé durante a guerra civil, o beato padre Pino Puglisi e cristãos ortodoxos, como o patriarca russo Tichon, entre outros.

 

In Avvenire
Trad.: SNPC/rjm
16.04.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoFoto: D.R.

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página