«É possível encontrar essa presença pequenina do Deus menino através do desenho?» É com uma meditação sobre o Advento enquanto desassossego que o professor e "designer" Mário Linhares anuncia as próximas edições de diários gráficos sobre o espiritual no desenho, no texto que transcrevemos nos próximos parágrafos.
«Sabendo que tudo começa com uma inquietação interior, um incómodo que parece fazer mal ao início porque nos desliga das rotinas, das opções óbvias e nos obriga a abrandar e apreciar o acaso, não deixa de ser surpreendente a forma como Deus se mostra multifacetado para ir ao encontro dos dons de cada um.
Esta espera vigilante que me obriga a observar melhor o que me rodeia para que possa estar preparado para receber o Deus menino onde menos O espero é difícil, muito difícil. Passamos por todos a correr, focados num único objetivo. Sempre que alguém nos abranda, temos tendência para sentir incómodo por nos alterar o ritmo pessoal, porque nos atrasa nos compromissos, porque nos obriga a ver além de nós mesmos.
Este tempo de espera é só para quem está disponível a abrandar para ver melhor, redescobrir o quotidiano, encontrar o sagrado, a presença divina, ainda que pequenina, no pormenor da nossa vida…
… é surpreendente o modo como Deus amplifica os nossos dons. É possível encontrar essa presença pequenina do Deus menino através do desenho? É esta a minha inquietação interior. Quero, desenhando o que me rodeia, encontrar a beleza do sagrado na rotina, no comum, na manjedoura coberta de palha que ninguém liga ou quer ver…
Sendo este um desafio interno, com tensões e alívios, é igualmente surpreendente que outras pessoas queiram trilhar este percurso em conjunto, em comunidade, a partir destes textos bíblicos que nos abrandam e atrasam para depois nos levantarem num salto nunca antes imaginado.
É em Turim, na casa mãe dos Missionários da Consolata, que irão acontecer os próximos retiros de diários gráficos. O primeiro entre 26 e 30 de março. O segundo entre 2 e 6 de abril. O tema é o de uma procura constante e insaciável: o espiritual no desenho.»
"Fora da caravana", "Carta etnográfica", "Do sudário - O interior e a aparência", Euforia do desenho" e "A outra margem" são os temas do retiro na cidade que o papa Francisco visita em junho do próximo ano para venerar o Santo Sudário.
Publicado em 09.12.2014