Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

«O papa conta convosco»: Francisco escreve aos jovens que passam o ano na peregrinação europeia de Taizé

Francisco enviou uma mensagem aos milhares de jovens que vão participar, em Estrasburgo, na peregrinação que a comunidade ecuménica de Taizé organiza anualmente numa cidade europeia entre o fim de dezembro e o primeiro dia do novo ano.

«O papa conta convosco para que através da vossa fé e do vosso testemunho, o espírito de paz e de reconciliação do Evangelho se difunda entre os vossos contemporâneos», assinalou em texto divulgado no site "Vatican Insider", do jornal italiano "La Stampa".

A cidade de Roma «recorda-se com alegria do vosso encontro europeu do ano passado, e sobretudo da bela oração que reuniu ao papa Bento XVI milhares de jovens na Praça de S. Pedro», assinala Francisco no texto dirigido aos 30 mil jovens esperados na cidade francesa localizada junto à fronteira com a Alemanha.

Preparado pelos monges de Taizé a convite das dioceses católicas e das igrejas protestantes dos dois lados do rio Reno, o encontro constitui a 36.ª etapa da «Peregrinação de Confiança através da Terra», que o fundador da comunidade, irmão Roger, iniciou no final da década de 1970.

Foto

"Procurar a comunhão visível de todos aqueles que amam Cristo" é o tema da mensagem que o prior de Taizé, Irmão Alois, endereçará aos jovens sobre a peregrinação, que nos últimos dias de 2004 e 1 de janeiro de 2005 passou por Lisboa.

«Aqueles que amam Cristo, em todo o mundo, formam uma grande comunidade de amizade. Têm um contributo a oferecer para curar as feridas da humanidade: sem quererem impor-se, que possam favorecer uma mundialização da solidariedade que não exclua nenhum povo, nenhuma pessoa», escreve o prior.

Em cada manhã, os jovens vão reunir-se em mais de duzentas paróquias de acolhimento, divididas entre França e Alemanha, para um momento de oração e partilha.

Foto

Nas tardes de 29 e 30 de dezembro, o programa propõe encontros sobre mais de duas dezenas de temas, como «Crise desemprego, precariedade», «Justiça e Direitos do Homem», «Encontrar Deus na arte do século XX?», «Que lugar para os cristãos no mundo dos negócios?», «A Palavra em pedra e vidro: uma visita guiada à Catedral» e «A beleza salvará o mundo: uma descoberta dos ícones e canto ortodoxo».

Ao meio-dia e à noite realizam-se orações comuns, que têm lugar, em simultâneo, nos pavilhões da Feira de Estrasburgo, na catedral católica e na igreja protestante de S. Paulo.

O papa Francisco recebeu a 28 de novembro o irmão Alois.

 

 

 

Vatican Insider | Com SNPC
Fotografias (encontro de Taizé em Roma, 2012) e vídeo: Comunidade de Taizé
© SNPC | 19.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoEncontro de Taizé em Roma
Dezembro 2012/janeiro 2013

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página