Brasil
"O papa sorriu": Museu de Arte Sacra expõe caricaturas de Francisco
O Museu de Arte Sacra de S. Paulo, no Brasil, inaugura este sábado a exposição "O papa sorriu", que conta com 38 caricaturas realizadas por igual número de desenhadores brasileiros e estrangeiros.
«A exposição faz uma homenagem ao Papa Francisco, que completa um ano de papado mostrando simplicidade e bom humor no trato com todas as pessoas, facto evidenciado na ocasião de sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013», refere a página do museu.
«Impressionados com os sorrisos e abraços distribuídos pelo Papa, especialmente com os jovens, um grupo de cartoonistas reuniu diversas obras que retratam o Pontífice e sua simpatia», acrescenta a nota.
As caricaturas, expostas até 30 de abril, foram publicadas em livro que tem o mesmo nome da exposição, entregue pessoalmente ao papa pelo arcebispo de S. Paulo, D. Odilo Scherer, no início de 2014.
Amarildo
«É a primeira vez que caricaturas entram num museu de arte sacra», realçou o presidente da Associação dos Cartoonistas do Brasil, José Alberto Lovetro.
«O papa Francisco está fazendo com que a Igreja se aproxime de um de seus maiores críticos, o cartoonista. E ele faz isso com bom humor. Nós temos um papa bem-humorado e esse é seu diferencial», apontou Seri, um dos participantes na mostra, em declarações publicadas no site "Diário do Grande ABC".
Monica Fuchshuber
O diretor executivo do Museu de Arte Sacra assinala que «a caricatura constitui uma das mais aguçadas formas de expressão»: «Nada parece escapar aos olhos do caricaturista, cujo poder de síntese revela um invejável conhecimento sobre a realidade e sobre o ser humano».
JAL
William Medeiros
Turcios
Alan Soto Maior
Ulisses
Baptistão
Elihu
Papa Francisco e cardeal D. Odilo Scherer com o livro da exposição "O papa sorriu"
Rui Jorge Martins
© SNPC |
13.03.14