Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Interpretar a Palavra de Deus sem relação com Cristo faz mal à Igreja, diz papa Francisco

As palavras de Deus são «boas», mas se não são «fundadas em Cristo» «não só não servem como fazem mal», vincou esta quinta-feira o papa Francisco na homilia da missa a que presidiu, no Vaticano.

«Uma palavra é forte, dá vida, pode avançar, pode tolerar todos os ataques, se tem as suas raízes em Jesus Cristo. Uma palavra cristã que não tem as suas raízes vitais, na vida de uma pessoa, em Jesus Cristo, é uma palavra cristã sem Cristo», e que por isso «engana», afirmou, citado pela Rádio Vaticano.

O papa sublinhou as consequências de a interpretação da palavra divina estar separada da «relação» e da «oração» com Jesus: «Uma palavra cristã sem Cristo leva-te à vaidade, à segurança de ti próprio, ao orgulho, ao poder pelo poder».

Deus «abate a vaidade, o orgulho daquelas pessoas que se creem ser rocha», frisou Francisco, referindo-se ao hino de louvor “Magnificat”, proferido por Maria.

«Far-nos-á bem fazer um exame de consciência [para compreender] como são as nossas palavras»: se são palavras «que acreditam serem poderosas», capazes de «dar a salvação», ou se «são palavras com Jesus Cristo», a única «rocha» onde a existência humana se pode apoiar.

Sem o enraizamento em Cristo, as palavras cristãs podem levar à «divisão na Igreja», alertou o papa, que realçou a necessidade de rezar pela «humildade».

«Com esta humildade de sermos discípulos salvos e de andar para a frente não com palavras que, por se crerem poderosas, acabam na loucura da vaidade, na loucura do orgulho», apontou Francisco.

FotoPapa Francisco, Praça de S. Pedro, Vaticano, 4.12.2013. Foto: AP Photo/Gregorio Borgia

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 05.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Praça de S. Pedro, Vaticano
4.12.2013
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página