Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Festival Terras Sem Sombra

"País das Uvas" recebe Rachmaninov e Coro de Câmara Filarmónico da Estónia

As Vésperas Op. 37 de Sergei Rachmaninov, interpretadas pelo Coro de Câmara Filarmónico da Estónia, constituem o programa do próximo concerto do Festival Terras Sem Sombra, que decorre este sábado, 19 de maio, no cenário setecentista da igreja matriz de São Cucufate, em Vila de Frades.

«“A música deve exprimir o país natal do seu compositor, os seus amores, a sua religião, os livros que o influenciaram e os quadros que ele amou”, escreveu Rachmaninov. A sua ligação à Rússia manifesta-se de modo exemplar nestas Vésperas (cujo título se traduziria melhor por Vigília Nocturna)», refere uma nota do Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Profundamente emotivas e espirituais revelam verdadeira mestria no domínio da escrita vocal litúrgica, o que levou a considerá-las a obra-prima do grande artista. São também uma “ponte” entre a tradição ortodoxa e a espiritualidade moderna, profundamente marcada pela angústia existencial.»

FotoCoro de Câmara Filarmónico da Estónia (Foto: Kaupo Kikkas)

O concerto dirigido pelo maestro britânico Daniel Reuss é seguido às 10h30 de domingo por um passeio da Villa à Vila, em torno de um percurso de interpretação e observação de natureza, desde Vila de Frades ao sítio arqueológico de São Cucufate, villa romana que hospedou um mosteiro na Idade Média.

A importância da região deve-se em larga medida às videiras e variedades tradicionais de uva, muitas das quais antiquíssimas, riqueza que levou o escritor Fialho de Almeida, nascido em Vila de Frades em 1857, a denominá-la de «O País das Uvas».

FotoConcerto na igreja de Cucufate em 2011 (Foto: FTSS/Alfredo Rocha)

Além da observação da fauna e da flora realizar-se-á ainda uma sessão de fotografia da natureza, iniciativas que contam com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, Câmara Municipal de Vidigueira, Junta de Freguesia de Vila de Frades e Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

O Festival Terras Sem Sombra é organizado pela Igreja Católica através do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

 

© SNPC | 14.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Igreja matriz de Cucufate
Retábulo da capela-mor (det.)

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.