Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco anuncia jornada de jejum e oração pela paz na Síria e no mundo

O papa anunciou este domingo uma jornada de jejum e oração pela paz na Síria, Médio Oriente e em todo o mundo, a decorrer este sábado, 7 de setembro, na vigília do dia em que a Igreja católica assinala a festa do nascimento da Virgem Maria.

No pronunciamento que proferiu antes da oração mariana do Angelus, no Vaticano, Francisco revelou que o encontro de oração está marcado para a Praça de S. Pedro, no Vaticano, das 19h00 às 00h00 (18h00-23h00 em Portugal continental).

O papa convidou os cristãos não católicos, fiéis de outras religiões e «pessoas de boa vontade» a envolverem-se nesta jornada, e solicitou a todas as Igrejas particulares (dioceses) para organizarem celebrações litúrgicas em comunhão com este encontro.

Francisco condenou o uso das armas químicas na Síria e falou do «juízo de Deus» e da «história».

Horas depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, ter anunciado a predisposição para atacar a Síria, devido à utilização de armas químicas, o papa apelou à «comunidade internacional» para promover iniciativas pela paz no país.

«O meu coração está profundamente ferido por aquilo que está a acontecer na Síria e angustiado pelos dramáticos desenvolvimentos que se perspetivam», afirmou.

A alocução do papa recordou o «sofrimento», «devastação» e «dor» causados pelas armas na Síria, país que qualificou de «martirizado», e acentuou que a «guerra chama a guerra e a violência chama a violência».

Francisco frisou que «não é a cultura do conflito a que constrói a convivência entre os povos», mas a «cultura do encontro e do diálogo», «o único caminho para a paz».

«O diálogo é o único caminho da paz. Que todos deponham as armas e se deixem guiar pela voz da própria consciência, para não se fecharem nos próprios interesses», mas empreendam «com coragem» a via da «negociação», pediu.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 01.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Praça de S. Pedro, 1.9.2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página