Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa envia 100 mil dólares para socorro de vítimas do sismo e maremoto na Indonésia

O papa, através do departamento do Vaticano (dicastério) para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, enviou um contributo de 100 mil dólares para o socorro das populações atingidas pelo sismo e maremoto ocorridos na sexta-feira na Indonésia, anunciou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.

A parte ocidental da ilha de Celebes foi particularmente atingida, com mais de 1400 vítimas contabilizadas até hoje e milhares de feridos, refere a nota, acrescentando que nas últimas horas o vulcão do monte Soputan, na mesma ilha, entrou em erupção, «ameaçando a população já exaurida» pelo terramoto e pelo “tsunami”.

A verba, consignada numa «primeira fase de emergência», pretende ser uma «expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual e encorajamento paterno da parte do Santo Padre em relação às pessoas e territórios atingidos, e será repartida, em colaboração com a nunciatura apostólica, entre as regiões maioritariamente tocadas pela catástrofe».

O comunicado recorda que o papa, no domingo, por ocasião da oração do Angelus, rezou pelas pessoas atingidas, «pelos mortos, infelizmente numerosos, pelos feridos e por quantos perderam a casa e o trabalho», bem como pelos «esforços de quantos estão empenhados em levar socorro».

À oração juntou-se, assim, o apoio financeiro, acrescentado às «ajudas que se estão a ativar em toda a Igreja católica e que envolvem, além de várias conferências episcopais, numerosos organismos de caridade», conclui a declaração, publicada no mesmo dia em que a Igreja católica evoca S. Francisco de Assis, que renunciou aos seus bens materiais em favor dos pobres.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Imagem: D.R.
Publicado em 04.10.2018 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos