Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa faz visita pascal de surpresa a periferia de Roma

Papa faz visita pascal de surpresa a periferia de Roma

Imagem Papa Francisco | 19.5.2017 | Ostia, Itália | © L'Osservatore Romano

É habitual em Itália, durante as semanas que se seguem à Páscoa, que os párocos abençoem as casas da comunidade, à semelhança do que acontece em Portugal na visita pascal, normalmente no Domingo de Páscoa.

Por isso foi sem surpresa que há alguns dias o padre Plinio Poncina, responsável pela paróquia Stella Maris (Estrela do Mar), na periferia de Roma, publicou uma nota a informar que se iria proceder à bênção das casas. A surpresa aconteceu quando quem bateu à porta foi o papa, na tarde de hoje.

A iniciativa dá seguimento às "Sextas-feiras da Misericórdia", inspiradas nas obras de misericórdia corporais e espirituais que Francisco realizou durante o Jubileu. Nesta sexta-feira o papa saiu do Vaticano e dirigiu-se para Ostia, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Como sinal de proximidade às famílias, o papa fez as vezes de pároco e abençoou as casas, como faz anualmente o responsável pela paróquia: com simplicidade conversou com as famílias e abençoou uma dúzia de apartamentos de um conjunto habitacional, deixando um Terço como presente, relata a Rádio Vaticano.

A brincar, desculpou-se por perturbar, assegurando no entanto aos residentes que respeitou o horário de silêncio para o repouso a seguir ao almoço, como avisa um cartão afixado à entrada do condomínio.

Ainda que pertencendo ao território administrativo de Roma, Ostia, localizada junto ao mar e com cerca de 100 mil habitantes, constitui um núcleo separado. A igreja, a paróquia e o pequeno campo de futebol adjacente são muitas vezes um ponto de referência para a comunidade, construindo um porto de abrigo para realidades sociais que, sofrendo de exclusão, permanecem às margens.

Nas "Sextas-feiras de Misericórdia" o papa tem privilegiado hospitais, instituições de acolhimento de crianças, centros de reabilitação e outros espaços onde podem ser praticadas obras de misericórdia.









 

Fonte: Rádio Vaticano
Trad. / edição: SNPC
Publicado em 20.05.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos