Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

D. Manuel Clemente

«À Pastoral da Cultura e ao seu Secretariado Nacional, numa hora que não é de despedida...»

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que hoje foi substituído por D. Pio Alves de Sousa na presidência da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, enviou uma mensagem ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que reproduzimos.

 

«À Pastoral da Cultura e ao seu Secretariado Nacional, numa hora que não é de despedida…

Deixando a presidência da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, confiada agora aos muitos méritos do Senhor D. Pio Alves - a quem desejo as maiores felicidades no cargo, bem como aos outros Senhores Bispos e colaboradores em tão importante serviço eclesial -, quero igualmente deixar uma palavra de muita gratidão e apreço aos que comigo trabalharam em dois sucessivos mandatos.

No que ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura diz respeito, há dois nomes que quero obviamente salientar: O Padre José Tolentino Mendonça e o Rui Martins. O primeiro, como criador do Secretariado, no duplo sentido de o ter organizado e de ser o constante inspirador duma presença nova da Igreja no mundo da Cultura, tão apreciada por todos, dentro e fora do espaço eclesial estrito. O segundo, como grande obreiro do seu “site”, com generosidade e aplicação inexcedíveis.

Graças a eles, podemos dizer que as palavras “Igreja” e “Cultura” têm hoje uma conjugação nova em Portugal e não só. Nova, bem aceite e plena de promessas. O palpitar dessa realidade viva, em boa parte dela, encontra no “site” do SNPC a apresentação mais permanente, sugestiva e acessível. - Parabéns aos dois e, graças a eles, parabéns a todos nós!

Junto a referência justíssima aos Senhores Bispos que agora concluíram o mandato comigo: D. Albino Cleto, D. Carlos Azevedo e D. João Lavrador, bem como ao secretário da Comissão, Dr. Paulo Rocha, e aos diretores dos Secretariados das Comunicações Sociais e dos Bens Culturais, respetivamente Cónego António Rego e Drª Sandra Costa Saldanha: foram também eles, os seus antecessores e os serviços que dirigem os principais garantes da grande qualidade e projeção deste amplo setor pastoral.

Não é certamente uma despedida, mas é imprescindivelmente um grande, grande, obrigado!

Fátima, 8 de novembro de 2011
+ Manuel Clemente»

 

D. Manuel Clemente
Bispo do Porto
© SNPC | 08.11.11

Foto
D. Manuel Clemente




















Citação

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.