Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Paróquia de Arronches organiza 1.º Festival de Música Sacra

O 1.º Festival de Música Sacra de Arronches prossegue este sábado com um concerto de música de câmara onde atuam a soprano Filomena Silva e o pianista José Filomeno Raimundo, diretor da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A iniciativa organizada pela paróquia de Arronches, diocese de Portalegre-Castelo Branco, «pretende ser o emergir de um conjunto de atividades culturais centradas no plano da música sacra, procurando tornar-se referência musical» no concelho, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

No próximo concerto vão ser interpretadas peças «que remetem para a Paixão e a ressurreição de Cristo, além de repertório sacro mais conhecido», tecendo um percurso até ao século XX com obras de Vivaldi, Handel, Bach, Pergolesi, Haydn, Mozart, Schubert, Gounod e Fauré, entre outros.

A última sessão, marcada para 29 de abril, é um encontro de coros com o Orfeão de Portalegre e o Coral Públia Hortênsia de Castro, de Elvas, que interpretam polifonia sacra de autores como Cartageno, Lopes Graça, D. Pedro de Cristo, Haendel, Palestrina, Vivaldi, Haydn e Mozart.

Foto

O programa inclui temas pascais que recorrem à voz da soprano Jacinta Almeida e ao órgão positivo da igreja matriz de Arronches, construído pelo mestre organeiro genovês Pascoal Caetano Oldovini em 1772 e restaurado em 2004.

O concerto inaugural, a 15 de abril, contou com a interpretação dos organistas suíços Marco e Eva Brandazza, que apresentaram peças italianas e espanholas, a duas e quatro mãos, além de duas obras do português Manuel Rodrigues Coelho, com participação do Coro Paroquial de Arronches.

O ciclo de concertos, apoiado pela autarquia, decorre às 21h00 na igreja matriz.

Foto

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 20.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Órgão da igreja de Arronches
Foto: Pedro Guimarães

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.