P. José Tolentino Mendonça
«Cultura é um campo onde temos de estar abertos ao imprevisto e à novidade»
«A cultura é um campo onde temos de estar abertos ao imprevisto e à novidade», sendo uma área «que pede uma grande atenção, humildade e criatividade», considera o padre José Tolentino Mendonça.
Em entrevista ao programa Ecclesia na RTP-2, o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura está convencido que entre os criadores «há uma disponibilidade muito grande para perceber o lugar do espiritual».
«O que é que faz um bailarino, um ator, um escultor, um poeta? Procuram a verdade. E o que faz um crente, um orante também vive da procura da verdade. Na procura do bem, da verdade e da beleza, encontramo-nos no interior de um património comum», referiu.
Depois de falar sobre a investigação bíblica que está a desenvolver nos Estados Unidos da América, o poeta falou da colaboração que vai prestar enquanto consultor do Conselho Pontifício da Cultura.
Em tempo natalício, o sacerdote olha para as personagens do presépio e diz que estão todas «impreparadas»: «O Natal encena diante dos nossos olhos uma história que parecia impossível». «Olhando para o presépio, aprendemos a arte da confiança», acrescentou.
Referindo-se ao Dia Mundial da Paz, que se assinala anualmente a 1 de janeiro, o padre José Tolentino Mendonça falou de uma «tarefa que nunca está acabada», como acontece com a maior parte das dimensões da vida.
«Não é possível a paz que não nos implique até ao fundo e até ao fim na disponibilidade para sofrer por aquilo que se sonha e que se acredita», salientou.
Vídeo: Ecclesia / RTP 2
03.01.12
Capela Árvore da Vida, Braga
Foto: Nelson Garrido
Padre José Tolentino Mendonça diz que nomeação para consultor do Vaticano reconhece trabalho da Pastoral da Cultura em Portugal
Padre José Tolentino Mendonça nomeado consultor do Conselho Pontifício da Cultura