Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

P. José Tolentino Mendonça

«Cultura é um campo onde temos de estar abertos ao imprevisto e à novidade»

«A cultura é um campo onde temos de estar abertos ao imprevisto e à novidade», sendo uma área «que pede uma grande atenção, humildade e criatividade», considera o padre José Tolentino Mendonça.

Em entrevista ao programa Ecclesia na RTP-2, o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura está convencido que entre os criadores «há uma disponibilidade muito grande para perceber o lugar do espiritual».

«O que é que faz um bailarino, um ator, um escultor, um poeta? Procuram a verdade. E o que faz um crente, um orante também vive da procura da verdade. Na procura do bem, da verdade e da beleza, encontramo-nos no interior de um património comum», referiu.

Depois de falar sobre a investigação bíblica que está a desenvolver nos Estados Unidos da América, o poeta falou da colaboração que vai prestar enquanto consultor do Conselho Pontifício da Cultura.

Em tempo natalício, o sacerdote olha para as personagens do presépio e diz que estão todas «impreparadas»: «O Natal encena diante dos nossos olhos uma história que parecia impossível». «Olhando para o presépio, aprendemos a arte da confiança», acrescentou.

Referindo-se ao Dia Mundial da Paz, que se assinala anualmente a 1 de janeiro, o padre José Tolentino Mendonça falou de uma «tarefa que nunca está acabada», como acontece com a maior parte das dimensões da vida.

«Não é possível a paz que não nos implique até ao fundo e até ao fim na disponibilidade para sofrer por aquilo que se sonha e que se acredita», salientou.

 

 

 

Vídeo: Ecclesia / RTP 2
03.01.12

Foto
Capela Árvore da Vida, Braga
Foto: Nelson Garrido

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.