Leitura
Paulinas lançam livro do novo bispo de Bragança-Miranda e publicam obra sobre espiritualidade na meia-idade
O novo bispo de Bragança-Miranda, D. José Manuel Cordeiro, que este domingo foi ordenado pelo cardeal-patriarca de Lisboa, é o autor do mais recente número da coleção “Poéticas do viver crente”.
O Bispo, servidor da esperança
D. José Manuel Cordeiro
«O que é um Bispo? Que função lhe está reservada no interior da comunidade cristã? Que sinal é chamado a ser no mundo? Que se espera de um Bispo, nos turbulentos tempos em que vivemos?», pergunta o prelado, explicando que no Novo Testamento a figura episcopal era «o “vigilante, o guardião, o apascentador” que tinha como tarefa o cuidado da comunidade».
«O Bispo era, antes de tudo, o servidor do Evangelho da Esperança. Ora, a missão do Bispo não mudou, mas o diálogo com o presente pede que ela seja traduzida com criatividade e profecia.»
O desafio espiritual da meia-idade
Anselm Grün
«Tornou-se habitual ver pessoas que viveram com gosto, durante muito tempo, o seu matrimónio ou a sua vida religiosa, mas que, ao aproximarem-se dos quarenta ou cinquenta anos, abandonaram os seus compromissos. Este facto, que continua a surpreender-nos, é aqui estudado, convidando os leitores a uma autoanálise.»
«Anselm Grün e os monges beneditinos de Münsterschwarzach viveram, na sua comunidade, o abandono de alguns dos seus companheiros, e procuraram, com a ajuda de autores espirituais – como Tauler – e psicólogos – como Jung –, decifrar as chaves da crise da meia-idade, para ajudar a superá-la.»
Outras novidades
As novidades das Paulinas incluem também o volume “Irmão de muita virtude - Vida do Beato Domingos Fernandes de Borba”, jesuíta e mártir do Brasil (1551-1570), assinada por Maria Valentina Machado e Marcelino Caldeira: «É sobre este jovem de Borba que aqui se apresentam alguns respigos da sua vida, de forma que os portugueses o possam conhecer melhor, se alegrem com o seu testemunho e o tenham como modelo».
Na 5.ª edição «revista e remodelada» de “Conhecer a Bíblia, Ivo Storniolo e Euclides Balancin propõem «uma viagem rápida» com o objetivo de conduzir o leitor «a um primeiro contacto com essa biblioteca».
No âmbito da literatura infanto-juvenil, a editora apresenta “O caule sentinela” (Maria de Lourdes Soares, ilustrações de Elsa Lé), “A folha bailarina” (das mesmas autoras) e “O Natal na quinta”, por Maria Teresa Maia Gonzalez, que faz parte do Plano Nacional de Leitura.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
02.10.11