Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Diálogo crentes - não crentes

Deus é uma questão para todos

A Capela do Rato, em Lisboa, está a organizar duas mesas-redondas dedicadas ao tema «Deus: questão para Crentes e não-Crentes».

Para o responsável da comunidade, Pe. Tolentino Mendonça, é “muito importante à vivência da fé a relação e o confronto com aqueles que não a têm”, dado que “Deus é uma questão para todos”.

Em entrevista à Agência Ecclesia, o director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura sublinhou que “a palavra dos não crentes constitui um contributo para iluminar o próprio mistério de Deus e este dom que é a fé”.

No entender do poeta e tradutor, o pensamento das pessoas que não acreditam em Deus “pode ser útil”, na medida em que a dúvida serve para purificar uma fé que “às vezes” é “demasiado instalada e acrítica”.

Neste sentido, a posição dos não crentes desafia a Igreja a “dizer as razões da sua esperança”.

No primeiro encontro, realizado a 11 de Março, foram convidados Alberto Vaz da Silva, ligado à área da psicanálise, e Ricardo Araújo Pereira, humorista.

FotoAlberto Vaz da Silva

Perante uma assistência estimada em cerca de 200 pessoas, Alberto Vaz da Silva – representante de “uma expressão crente mas que também problematiza o cristianismo” – sublinhou que “a fé não é indiferente à biografia de cada um e que o encontro com Jesus é sempre transformador”, sintetizou o Pe. Tolentino Mendonça.

O biblista considerou ainda que Ricardo Araújo Pereira “comoveu todos os presentes” e que “a sua leitura do livro do Eclesiastes mostra como a não crença integra o próprio caminho crente que a Bíblia testemunha”.

FotoRicardo Araújo Pereira

Algumas das intervenções do público no período a seguir às palestras dos dois oradores sugeriram que as posições de Ricardo Araújo Pereira estavam muito próximas da crença cristã, o que levou o humorista a reafirmar a sua condição de ateu.

O Pe. José Tolentino Mendonça sublinhou que a iniciativa não tem “nenhuma intenção proselitista”, pretendendo antes estabelecer um “diálogo profundo com a cultura do nosso tempo, com mulheres e homens que a nosso lado também testemunham determinados valores”.

Foto

“A nossa única preocupação é ser testemunhos da hospitalidade e dizer que estamos disponíveis para nos escutarmos”, sublinhou o capelão.

Depois de na primeira sessão terem estado presentes criadores ligados ao campo cultural e literário, o segundo encontro, a realizar no dia 18 de Março, pelas 21h30, contará com a participação de personalidades da esfera política: Assunção Cristas (deputada parlamentar), Pedro Adão e Silva (comentador) e Henrique Raposo (investigador de Estudos Políticos).

Foto

“É um grande desafio para a Igreja estar disponível para dialogar”, referiu o Pe. Tolentino Mendonça, que salientou a necessidade de “haver interlocutores que no espaço comum ouçam, falem e continuem conversas, porque é assim que uma presença cristã se realiza no mundo”.

 

rm
In Agência Ecclesia
15.03.10

Capela do Rato

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página