Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Missão 2010

Diocese do Porto divulga lista de conferências e concertos sobre "A morte e a esperança cristã"

A diocese do Porto divulgou no seu site a lista de concertos e debates dedicados à “morte e esperança cristã”, tema de novembro da “Missão 2010”, conjunto de iniciativas que visam a intensificação do anúncio da mensagem cristã.

A partir da lista disponibilizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura, entidade responsável pelas atividades do próximo mês, as paróquias, movimentos e outras estruturas eclesiais escolhem o(s) evento(s) mais conveniente(s), de acordo com as suas prioridades pastorais e capacidades financeiras.

“A Morte e as Bem-Aventuranças”, “O Homem, ser de esperança: vida, morte e salvação”, “Olhar a Morte aprofunda a Esperança”, “A morte à luz da Mistério Pascal”, “No evento da morte, o advento da vida”, “O Homem, ser de esperança: vida, morte e salvação”, “A proximidade da morte como irrupção da Transcendência”, “Que vida eterna podemos esperar?”, “A Encíclica "Salvos na Esperança" de Bento XVI - síntese e comentários”, “A Vida perante a Morte - a Morte perante a Vida” são alguns dos temas das conferências.

P. Emanuel Brandão, P. Fernando Rosas, João Duque, P. Jorge Teixeira da Cunha, José Acácio Castro, José Carlos Carvalho, P. José Nuno Ferreira da Silva, José Pedro Angélico e Rosário Soveral são os oradores convidados das conferências, cujo programa ocupa praticamente todos os dias de novembro.

A oferta dos concertos inclui recitais de canto e piano, além de duos, trios, quartetos e quintetos de cravo, violino, oboé e violoncelo, entre outros instrumentos.

Bach, Beethoven, Bellini, Boccherini, Brahms, Chopin, Corelli, Donizetti, Ferlendis, Fauré, Haendel, Mendelssohn, Messiaen, Mozart, Naumann, Schumann,  Puccini, Purcell, Saint-Säens, Schubert, Sibeluis, Strauss, Telemann e Vivaldi são alguns dos compositores que fazem parte da lista.

As obras vão ser interpretadas pela Orquestra de Câmara do Porto, Orquestra e Coro do Conservatório de Música de Gaia, Orquestra Per Gaya, Quinteto Scherzo, Coro de País do Conservatório de Música do Porto, Coro de S. Tarcísio, Gaudium Vocis, alunas do Curso de Música da Universidade Católica Portuguesa e Ensemble Vocal da Escola das Artes, também da UCP.

Além destas iniciativas, a Pastoral da Cultura da diocese do Porto organiza a 15 de novembro o seminário “A pergunta na hora de partir – A morte na poesia portuguesa do século XX”, com inscrições até ao próximo dia 10.

A sessão, que decorre na Universidade Católica, inclui comunicações sobre quatro poetas portugueses: António Nobre, Teixeira de Pascoaes, Ruy Belo e Daniel Faria.

 

Rui Martins
© SNPC | 26.10.10

Imagem

 

Ligações e contactos
Lista de conferências
Lista de concertos
Informações: sdpcultura(a)gmail.com

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página