Internet
Personalidades das artes, media, política e ação social apagam as velas dos quatro anos do site "essejota.net"
Os cantores Carminho e Tiago Bettencourt, os escritores Jacinto Lucas Pires e Pedro Mexia, o porta-voz do Papa, padre Federico Lombardi, e o eurodeputado Paulo Rangel são alguns dos convidados para o quarto aniversário do site www.essejota.net.
Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Paulo Rangel e o jornalista António Marujo refletem sobre a esperança, tema que orienta a próxima edição do site pertencente à Companhia de Jesus (Jesuítas), refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Num momento «em que tanto se fala de crise e de falta de esperança», a edição que comemora os quatro anos da página, criada a 1 de março de 2008, «reúne colaborações de pessoas de vários quadrantes políticos, artísticos, sociais e religiosos que apresentam diversas perspetivas» sobre a esperança.
A atriz Cleia Almeida, uma das protagonistas do premiado “Sangue do Meu Sangue”, apresenta um filme, Tiago Bettencourt comenta um vídeo, o fotógrafo Luís Ferreira Alves mostra uma imagem, o desenhador Luís Afonso desenha um cartoon e a jornalista Paula Moura Pinheiro fala sobre um quadro.
Pedro Mexia sugere um livro, Manuel António Pina, vencedor do Prémio Camões 2011, oferece um poema, a fadista Carminho escolhe uma música e Jacinto Lucas Pires conta uma história.
A edição conta com a participação do padre Alberto Brito, superior da Companhia de Jesus em Portugal, do sacerdote Michael-Paul Gallagher, professor na Universidade Gregoriana em Roma, também Jesuíta, e de uma monja Carmelita que, «do interior do convento, olha para o mundo como quem o conhece profundamente».
O site, cuja denominação inclui as letras que designam a nível eclesial os Jesuítas (SJ) apresenta secções «trabalhadas quinzenalmente por uma equipa de 110 voluntários», cobrindo temas como arte, entretenimento, reflexão sobre acontecimentos da atualidade e textos de aprofundamento da fé cristã.
Rui Martins (Agência Ecclesia / SNPC)
© SNPC |
29.02.12