Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Que paz é esta que nos deixa firmes na aflição e alimenta o sentido de humor?

«A vida das perseguições e tribulações parece ser uma vida sem paz», e todavia esta é possível quando é entendida «como o mar que na profundidade é tranquilo», enquanto que à superfície rebenta a ondulação.

«Viver em paz com Jesus é ter esta experiência dentro, que permanece durante todas as provações, todas as dificuldades», afirmou hoje o papa, no Vaticano, na homilia da missa a que presidiu.

A reflexão de Francisco baseou-se no Evangelho proclamado nas missas desta terça-feira (João 14.27-31a), em que Jesus, ao despedir-se dos discípulos antes de subir ao céu, lhes diz: «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem intimide o vosso coração. Ouvistes que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vós».

Só com esta confiança, prosseguiu Francisco, é possível compreender como viveram a hora derradeira os santos que, perante a iminência da morte, «iam para o martírio como se fossem convidados para um casamento».

A paz que Deus oferece não depende da «conta bancária» nem se encontra indo «ao médico, ou tomando ansiolíticos», na tentativa de contrariar o «nervosismo fervente», sinal de que «há alguma coisa que não está a funcionar».

Para Francisco, a paz evangélica ensina a «suportar»: «Suportar: uma palavra que nós não entendemos bem o que quer dizer, uma palavra muito cristã, é levar às costas. Suportar: levar às costas a vida, as dificuldades, o trabalho, tudo, sem perder a paz. Isto apenas se entende quando há o Espírito Santo dentro de nós que nos dá a paz de Jesus».

«A pessoa que vive esta paz nunca perde o sentido de humor. Sabe rir de si mesma, dos outros, até da própria sombra, ri-se de tudo. Este sentido de humor que é tão próximo da graça de Deus. A paz de Jesus na vida diária, a paz de Jesus nas tribulações, e com aquele pouquinho de sentido de humor que nos faz respirar bem», observou.

Francisco concluiu a meditação com uma prece: «Que o Senhor nos dê esta paz que vem do Espírito Santo, esta paz que é própria dele, e que nos ajuda a suportar, levar sobre, tantas dificuldades na vida».


 

Rui Jorge Martins
In Vatican News
Imagem: Linnea/Bigstock.com
Publicado em 21.05.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos