A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arquitetura

Três dos cinco finalistas dos prémios "ArchDaily" 2011 na categoria de espaços religiosos são portugueses

Uma igreja e duas capelas portuguesas concebidas por arquitetos nacionais estão entre os cinco finalistas da categoria de espaços religiosos dos prémios atribuídos pelo site ArchDaily, que reivindica o título de mais visitado da especialidade.

O novo complexo paroquial do Estoril, concelho de Cascais (2010), foi projetado por Roseta Vaz Monteiro Arquitetos, a Capela de Santa Ana, Sousanil, Santa Maria da Feira (2009), teve conceção do Gabinete e|348, enquanto que a Capela Árvore da Vida, no Seminário Conciliar de Braga (2011), tem traço de Cerejeira Fontes Arquitetos.

FotoCapela de Santa Ana

O pároco da Capela de Santa Ana, padre Emanuel Bernardo afirmou ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura que a «simplicidade, o branco de pureza e a luz» constituem os elementos que mais o atraem na obra.

A capela representa «o que a arquitetura pode proporcionar no encontro com o sagrado», ainda que para chegar a esse resultado seja preciso «correr riscos e dar passos firmes» na convicção de que se está «a procurar fazer o melhor», referiu o sacerdote.

O padre Joaquim Félix, vice-reitor do Seminário Conciliar de Braga e professor da Faculdade de Teologia, explicou que a Capela Árvore da Vida surgiu da vontade de «aprofundar a coerência entre aquilo que se ensinava e a expressão litúrgica praticada».

Foto Capela Árvore da Vida

A constituição do Concílio do Vaticano II (1962-1965) dedicada à Liturgia forneceu «o fundamento teológico para o programa da capela», explica o responsável em artigo igualmente apresentado no site da Pastoral da Cultura, onde justifica as opções arquitetónicas.

O complexo paroquial da Senhora da Boa Nova, no Estoril, foi construído no Bairro do Fim do Mundo, antigamente povoado por barracas.

O projeto que inclui igreja, centro comunitário, escola primária e auditório, propôs-se criar uma nova identidade ao espaço, resgatando-o de décadas de estigma negativo, referem os arquitetos em texto publicado no site ArchDaily.

Dado que o terreno envolvente não oferece pontos de interesse, os projetistas decidiram que a torre da igreja seria uma referência arquitetónica.

Foto Complexo paroquial do Estoril

Os finalistas das 14 categorias da edição de 2011 dos prémios ArchDaily foram nomeados pelos leitores do site, que nos próximos 13 dias são convidados a escolher os vencedores.

Os 70 projetos, cinco por categoria, entre os quais se incluem 10 edifícios assinados por arquitetos portugueses, foram escolhidos a partir de 30 mil candidaturas.

Para votar é necessário o registo prévio na página através do preenchimento do primeiro e último nome, endereço eletrónico e senha de acesso, seguindo-se a escolha do projeto, operação que pode ser realizada uma vez por dia.

 

Rui Jorge Martins
In Agência Ecclesia
23.02.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.