Arquitetura
Três espaços religiosos portugueses - dois da Igreja Católica - concorrem aos prémios ArchDaily 2012
Três espaços religiosos portugueses, entre os quais a igreja de Chãs, Leiria, e a capela do Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU), no Porto, estão entre os 48 projetos que concorrem na categoria de Arquitetura Religiosa à edição dos prémios ArchDaily, promovidos pelo site homónimo que reivindica o estatuto de mais visitado em todo o mundo.
Capela do Centro de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loyola (CREU-IL)
Porto
Arquiteto: Nuno Valentim
Texto: Nuno Valentim, arquitetos
Fotografias: João Ferrand
Fontes: www.nunovalentim.com/; www.archdaily.com
O programa consistia na ampliação de uma pequena capela pertencente a um Centro Universitário no Porto com os seguintes pressupostos: custo muito reduzido; franca abertura do espaço para o jardim; o maior conforto possível para os utilizadores.
A solução surgiu de várias interseções: do perímetro do pátio triangular onde obrigatoriamente a capela teria de crescer; da magnífica árvore que se encontrava na base do referido triângulo; da provocação interior causada pelo nosso reflexo no espelho; das duas faces do espelho - da vida exterior e da vida interior.
«Agora vemos como num espelho mas depois veremos face a face» (Carta de S. Paulo aos Coríntios). O dono da obra é a Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas).
Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
Chãs, Leiria
Arquitetas: Célia Faria, Inês Cortesão
Texto: Conceição Pedro
Fotografias: Fernando Guerra, Sérgio Guerra
Fontes: http://www.anteprojetos.com.pt/; www.archdaily.com
A intervenção tem por base um edifício construído no centro de uma aldeia, localizada nas proximidades da cidade de Leiria, cujo interior se encontrava em tosco. Este novo edifício veio substituir a antiga igreja, recentemente demolida, que já não comportava o elevado número de crentes que existe atualmente na aldeia. Partimos da ideia de construir o Silêncio: num mundo cheio de ruído, a igreja representa uma pausa, um momento de paz e de reflexão. O seu caráter espiritual está presente mas não intimida, antes protege.
A escolha dos materiais, a forma de moldar a luz natural e artificial e o despojamento do espaço de imagens, tiveram como objetivo principal a busca da harmonia sem os quais não existiria o Silêncio.
A Assembleia desenvolve-se em forma de anfiteatro à volta do Presbitério, lugar onde é transmitida a palavra de Deus e onde está colocado Cristo. A sua presença física está representada numa cruz em latão polido, sobre uma cruz feita de luz, um rasgo recortado na parede, ao centro do Presbitério.
A parede frontal, como um longo retábulo, é composto por um grande painel rendilhado em madeira de ácer: uma composição vertical de finos prumos de madeira e linhas de luz, numa interpretação contemporânea da técnica da talha dourada. A eleição da madeira também utilizada no revestimento do pavimento e nos bancos, confere temperatura ao espaço.
A partir dos recortes do alçado curvo, construímos o teto e introduzimos iluminação zenital e artificial, ligando cada um desses recortes aos vãos situados sobre o altar. O desenho do teto, que se assemelha a um ostensório, procura reforçar a imagem de luz divina, ao convergir o nosso olhar para o ponto cardeal onde o sol nasce e se espalha por todo o espaço.
Para as celebrações diárias, foi criada uma pequena capela de forma curva, como uma abside, contígua à Assembleia. A forma inclinada do teto da Assembleia é repetida na capela mas não toca na parede do altar, permitindo que a luz entre e se espalhe, enfatizando o momento solene.
Capela mortuária de Sendim
Matosinhos
Arquiteta: Luísa Valente
Texto: Luísa Valente
Fotografias: Rui Correia
Fontes: www.espacodearquitectura.com/index.php; www.archdaily.com
É o primeiro Tanatório a ser implantado em Portugal, um espaço ecuménico preparado para receber rituais de todos os cultos e que se pretende ser um novo elemento na cidade.
A sala da despedida tem uma relação importante com o mar, linha do horizonte e céu através de um vão de vidro que permite a sua leitura.
A intervenção insere-se numa mancha urbana não consolidada e a solução proposta confere à galeria central o papel de pólo aglutinador e de ligação com os restantes corpos, cabendo aos três corpos de ligação a aproximação à escala existente.
Os principais objetivos do Jardim centram-se na obtenção de um espaço depurado e de desenho minimalista que contribui para enquadrar, valorizar e enriquecer a experiência sensorial da envolvente imediata ao Tanatório. Resulta da inspiração ou experiência do ambiente percetível que nos rodeia, da paisagem e da fabulação de um lugar virtual perfeito, o Paraíso.
O projeto considera a íntima relação do jardim ao edifício tirando partido das vistas sobre a paisagem envolvente. Tal como a sala da despedida do edifício, o jardim tem uma relação importante com o mar, linha do horizonte e céu que permite a sua leitura.
Os principais objetivos do Jardim centram-se na obtenção de um espaço depurado e de desenho minimalista que contribui para enquadrar, valorizar e enriquecer a experiência sensorial da envolvente imediata ao Tanatório. Resulta da inspiração ou experiência do ambiente percetível que nos rodeia, da paisagem e da fabulação de um lugar virtual perfeito, o Paraíso.
O projeto considera a íntima relação do jardim ao edifício tirando partido das vistas sobre a paisagem envolvente. Tal como a sala da despedida do edifício, o jardim tem uma relação importante com o mar, linha do horizonte e céu que permite a sua leitura.
A área relvada será enquadrada por um maciço de Magnólias de flor branca pontuada por Ciprestes, considerada como a árvore do paraíso, sendo uma das principais simbologias, a sua ligação à imortalidade.
Outros projetos na categoria de Arquitetura Religiosa
Praga, República Checa. Foto: MCA Atelier
Nimega, Holanda. Foto: Arthur Bagen
Sinagoga, Weinhof, Leipheim, Alemanha. Foto: Christian Richters
Capela funerária, Ingelheim am Rhein, Alemanha. Foto: Bayer & Strobel Architekten
Sinagoga, igreja, mesquita, Gelsenkirchen, Alemanha. Foto: Thomas Mayer
Cemitério, Arezzo, Itália. Foto: Mauro Davoli
Quantico, Virgínia, EUA. Foto: Jason A. Knowles, et ali
Dupla igreja para duas fés, Freiburg im Breisgau, Alemanha. Foto: Christian Richters
Hopfgarten in Defereggen, Áustria. Foto: Kurt Hoerbst
Dublin, Irlanda. Foto: Paul Tierney
Limburg, Bélgica. Foto: Filip Dujardin
Zurique, Suíça. Foto: Frei + Saarinen Architekten
Dublin, Irlanda. Foto: ODOS Architects
Zamora, México. Foto: Carlos Díaz Corona
L'Aquila, Itália. Foto: Leo Torri
Hangzhou, China. Foto: Masao Nishikawa
Parma, Itália. Foto: Mauro Davoli
Cemitério, Velizy-Villacoublay, França. Foto: Philippe Harden
Vale de Los Andes, Chile. Foto: Sergio Pirrone
Glaciar de Stubai, Áustria. Foto: Günter Richard Wett
Cemitério islâmico, Altach, Vorarlberg, Áustria. Foto: Adolf Bereuter
Sinagoga, Amesterdão, Holanda. Foto: Iwan Baan
Kisfakos, Hungria. Foto: SAGRA
Oslo, Noruega. Foto: Nils Petter Dale
Huizhou, Guangdong, China. Foto: Iwan Baan
Milão, Itália. Foto: Cino Zucchi Architetti
Dapto, NSW, Austrália. Foto: Martin van der Wal
Crematório, Parma, Itália. Foto: Mauro Davoli
Centro budista, Hengstdijk, Holanda. Foto: bureau SLA
Perugia, Itália. Foto: Mauro Davoli
Santa Cruz de Tenerife, Espanha. Foto: José Oller
Helsínquia, Finlândia. Foto: Marko Huttunen
Graz, Áustria. Foto: Karl Heinz Putz
Ehime, Japão. Foto: Toru Kitamura
San Cristóbal de la Laguna. Espanha. Foto: Menis Arquitetos
Templo evangélico, Terrassa, Espanha. Foto: Alejo Bagué
Domkyrkoplan, Suécia. Foto: Åke E:son Lindman
Jackson, Nova Jérsia, EUA. Foto: Alan Schindler
Voronkov, Ucrânia. Foto: RdsBrothers
Birdeye, Arkansas, EUA. Foto: Ken West
Springdale, Arkansas, EUA. Foto: Marlon Blackwell Architet
Bogotá, Colômbia. Foto: Ricardo Amado Fotografía
Pavapuri, Índia. Foto: Matharoo Associates
GyeongGi-do, Coreia do Sul. Foto: Park youngchae
Tavazzano con Villavesco, Itália. Foto: Tomas Ghisellini Architects
Votações
O processo de apuramento dos vencedores das 14 categorias previstas nos prémios ArchDaily começou a 15 de janeiro, data a partir da qual cada utilizador registado no site pode diariamente nomear o seu projeto favorito.
A nomeação, limitada a um voto por dia e projeto, termina a 29 de janeiro, selecionando-se seguidamente os cinco edifícios mais votados, que passarão à ronda final de votação, com final marcado para 13 de fevereiro. Os vencedores são anunciados no dia seguinte.
Em 2011, três dos cinco finalistas na categoria de Arquitetura Religiosa foram portugueses: a igreja da paróquia do Estoril, concelho de Cascais, a capela de Santa Ana na paróquia de São Pedro de Canedo, Santa Maria da Feira, e a capela Árvore da Vida, no Seminário Conciliar de Braga, que viria a ganhar a disputa.
23.01.13
Capela Árvore da Vida vence prémio ArchDaily 2011 para edifício religioso com melhor arquitetura
Três dos cinco finalistas dos prémios ArchDaily 2011 na categoria de espaços religiosos são portugueses
Três igrejas portuguesas entre os semifinalistas dos prémios ArchDaily 2011 | IMAGENS + VÍDEO |
Árvore da Vida: Capela do Seminário Conciliar de Braga | IMAGENS |
Capela Árvore da Vida pelo olhar do fotógrafo Nelson Garrido | IMAGENS |
Árvore da Vida: a capela encantada de Braga | IMAGENS |
O bálsamo da ressurreição: Dedicação da Capela Árvore da Vida
Simplicidade, cor e luz definem capela portuguesa semifinalista dos prémios ArchDaily, diz pároco