A Teologia visual da Beleza
Exposição e catálogo

Natal em português

Uma Exposição de Presépios associa-se ao Nascimento de Jesus, na expressão simples e popular do Natal, com tudo o que esta palavra significa celebrações religiosas, festas familiares, solidariedade, arte....

O Mistério do Natal é o Mistério da Revelação de Cristo com tudo o que se possa traduzir nos comportamentos dos homens.

As primeiras representações do Nascimento de Jesus surgem nas Catacumbas de Roma, séculos III-IV, onde, de algum modo nasce a pintura paleocristã. Figuram-se, particularmente, a Virgem e o Menino; de seguida, século IV, figuram-se as tradicionais - Jesus, Maria, José e os magos, porquanto, a mentalidade helénica dos convertidos ao cristianismo não “entendia” que o Salvador fosse adorado pelos simples pastores, que vieram mais tarde (tal como a representação de Cristo crucificado, nu, pregado na cruz).

A partir do século IV, a expressão artística da vida de Jesus “liberta-se” daquela mentalidade “triunfalista” do Homem-Deus, para afirmar a Humanidade de Jesus.

Capa do catálogo
Capa do catálogo

A representação do Nascimento de Jesus fundamenta-se nos relatos dos Evangelhos que nos apresentam os principais intervenientes: Jesus, Maria, José, anjos, pastores e os Magos. A tradição cristã trouxe, desde os séculos II-III, outros figurantes inspirados nos chamados Evangelhos Apócrifos, nascidos da imaginação e piedade de escritores cristãos - acrescentando os animais do estábulo, a vaca, o jumento e outros elementos do quotidiano.

Por outro lado, une-se o dia 25 de Dezembro ao dia de Natal, a partir do século IV, depois da Paz de Constantino, grande festa da Igreja. Antes deste século, provavelmente, o Nascimento de Jesus celebrava-se a 6 de Janeiro, com a adoração dos Magos, dia celebrado, actualmente em algumas Igrejas.

A celebração a 25 de Dezembro resulta de uma aculturação feita pela Igreja, relacionada com os costumes romanos relacionados com as festas mitrais e saturnais de 25 de Dezembro. Roma celebrava o Sol, Solstício de Inverno, glorificação do Sol Invictus (apropriado pelos imperadores). A Igreja cristianiza as festas pagãs com a glorificação de Cristo, no Seu Nascimento - Sol Invictus, Sol Invencível, a 25 de Dezembro.

Há quem atribua a representação do Nascimento de Jesus, o Presépio, a São Francisco de Assis que, em 1223, criou, ao vivo, a cena do Nascimento de Cristo, em Greccio, Itália, segundo o relato evangélico.

No entanto, segundo a tradição, os primeiros presépios, assim entendidos, surgiram muito antes.

A palavra presépio vem de Praesepe que significa estábulo ou estrebaria, manjedoura, tomando o conjunto figurativo das personagens principais descritas nos Evangelhos - o Menino, Maria, José, anjos, pastores e magos.

Segundo a tradição, o primeiro presépio foi levantado, em Roma, feito com colunas provenientes de Belém (Palestina), antro praesepe ou “cova” da manjedoura, obra que motivou a construção da igreja S. Maria ad Praesepem. No século V, aparece um “oratório” onde se depositaram “relíquias” de Belém. Três séculos mais tarde, levanta-se uma “manjedoura” na Basílica Vaticana com o nome de Praesepe a Sancta Maria Transtevere que dá o nome à igreja que se construiu perto do Vaticano.

A celebração do Nascimento de Jesus expressa-se, igualmente, em formas artísticas literárias, cânticos...

Roma assiste a uma espécie de teatro, tal como a Europa através dos “mistérios medievais”, onde se representa o Nascimento de Cristo (Gil Vicente) que passou também ás representações plásticas em pintura, escultura, gravura... arte popular religiosa.

Retomando a expressão artística do Presépio, nas suas diferentes variantes, Mecenas, Ordens Religiosas e Militares, igrejas, confrarias, a devoção popular... incentivaram a produção e feitura de presépios, a partir do século XVI, a devoção ao Menino Jesus, desenvolvendo-se “o culto do Presépio” (portugueses e espanhóis deram enorme incremento, dentro da sua acção missionária). Inúmeras naus partiram de Belém, carregando presépios que foram motivo de inspiração nas colónias portuguesas. A partir do século XVIII, o culto do presépio está nas casas dos portugueses (as feiras dos Santos, 1 de Novembro, proporcionavam a compra de “bonecos” de barro para os nossos presépios). Portugal, o Alentejo, é terra de barros, matéria dúctil para a feitura de peças desta natureza.

Esta Exposição é expressão viva da arte presepista, na tradição de Machado de Castro e outros artistas e mostra a beleza da arte popular religiosa - Estremoz, Barcelos, Mafra, Caldas da Rainha, Sintra e artistas de outras proveniências - revelação de um Património de valores, de emoções e mensagens.

Coincidindo com a Exposição do Palácio de Belém em Portalegre, este conjunto de presépios e maquinetas - parte do acervo da colecção do Senhor Rui Sequeira (1933-2000) doada à Diocese de Portalegre-Castelo Branco - postado em Belém, junto ao Tejo de onde partiram as naus das Descobertas que levaram presépios para vários Continentes, aqui está, como elemento de diálogo e mensagem.

 

Veja imagens do catálogo «Natal em Português»

 

Artigo relacionado:

Natal em Português

P. José Heitor Patrão
Sector dos Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco

in Natal em Português, ed. Museu da Presidência da República

23.12.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Sagrada Família




















































































































Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada