Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Escavações numa das igrejas mais antigas da Turquia revelam espiritualidade e cultura

Uma estrutura de 1500 anos, considerada uma das primeiras igrejas na Anatólia, noroeste da atual Turquia, foi descoberta durante escavações arqueológicas na antiga cidade de Adrianópolis, distrito de Eskipazar, província de Karabük.

Ersin Çelikbaş, membro do departamento de arqueologia da Universidade de Karabük, declarou à imprensa que a igreja terá sido construída em meados do século V e sublinhou que, comparando as arquiteturas de templos cristãos na região, pode afirmar-se que esta «é uma das primeiras igrejas da Anatólia».

O investigador referiu que o edificado «está num local muito importante» e revelou que «tem cerca de 20 metros de comprimento». A arquitetura possui «importantes revestimentos [mosaicos] nos pavimentos»: imagens de rios – lá estarão o Tigre e Eufrates, assinalados na Bíblia –, além de animais como o touro e o pavão real.

«Encontrámos figuras importantes nos mosaicos. Este lugar foi uma grande cidade antiga após o século IV. S. Stylos Alpius nasceu aqui e morreu aqui. Por isso ela é muito importante para o mundo cristão. Sabemos muito bem que os cristãos chegaram ao porto de Amasra durante esse período e visitaram Adrianópolis», referiu.

Os vestígios em cerâmica, vidro e mosaico, a par de fragmentos arquitetónicos encontrados nas escavações iniciadas em 2003, serão do séc. VI.

Erigida em homenagem ao imperador romano Adriano, que ofereceu ajuda económica para a construção e restauro de edifícios importantes em cidades da Ásia Menor, Adrianópolis tem pelo menos três igrejas do séc. V., o que demonstra a sua importância no contexto do cristianismo.

Fontes históricas ligadas a Stylos Alpius mencionam a existência de dois mosteiros, um masculino, outro feminino em Eskipazar, fundados sob a inspiração da espiritualidade do santo.

A igreja está localizada numa rota de peregrinação: «Existem estruturas cristãs em Adrianópolis. Descobrimos que essas estruturas cobrem uma área de 20 km desde o centro da cidade. Vamos trabalhar nelas nos próximos anos», anunciou Çelikbaş.

Adrianópolis, «a cidade arqueológica mais importante da região ocidental do Mar Negro», teve assentamentos nas eras helenística, romana e bizantina, até à sua queda, no séc. VIII. Foram descobertos 14 edifícios públicos e outras estruturas.

Entre os espaços estão dois banhos públicos, duas igrejas, uma estrutura de defesa, túmulos escavados em rocha, um teatro, uma estrutura arqueada e abobadada, um nicho cultual, paredes e uma vila, bem como edifícios monumentais e religiosos.


 

SNPC
Fontes: Hurriyetdailynews, National Geographic
Publicado em 07.03.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos