Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Exposição

Argentina Santos: Não Sei se Canto se Rezo

O Museu do Fado, em Lisboa, apresenta até 30 de Abril a exposição “Argentina Santos – Não Sei se Canto se Rezo”.

A mostra reúne objectos, fotografias, artigos da imprensa, discografia, anúncios e cartazes, vestidos de cena, "memórias que ilustram a sua vida artística, intimamente ligada à casa de fados "A Parreirinha de Alfama", disse fonte do Museu à Lusa.

“Há um contraste no canto da Argentina Santos entre o pregão e a reza. Em dois, três versos existe um pregão que só é de Lisboa, e depois, em absoluto contraste logo a seguir, existe um recolhimento, uma contenção que parece uma reza", referiu Carlos do Carmo.

"É uma coisa tão pessoal e tão marcante que eu acho que a Argentina é absolutamente exemplar nesse paradigma", acrescentou.

Para Carlos do Carmo, a artista nascida a 6 de Fevereiro de 1924 é a “última referência da geração de ouro do fado".

Foto

Recusando durante décadas qualquer exposição mediática, Argentina Santos confinou grande parte do seu percurso artístico ao espaço da Parreirinha de Alfama, fazendo da sua casa uma oficina de fados. Por lá passaram as vozes de Lucília do Carmo, Berta Cardoso, Celeste Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Maria da Fé, Fernanda Maria, entre outros.

Foto

 

FotoExposição no Museu do Fado

O vídeo seguinte refere-se à sessão de inauguração da mostra, ocorrida a 27 de Fevereiro.

 

 

09.03.10

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página