Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Leituras

Novidades editoriais da Tenacitas

Seleção de algumas das novidades recentemente publicadas pela Tenacitas.

Sons de Sinos - Estado e Igreja no Advento do Salazarismo
António de Araújo; 864 pp.; 30,00 €
A “crise dos sinos”, nome por que ficou conhecida a crise política aberta em junho de 1929, foi suscitada por um edital do governador civil de Évora que regulava as procissões e os toques dos sinos, o qual seria contestado pelo arcebispo da cidade. O Ministro da Justiça, Mário de Figueiredo, emitiu uma portaria que mereceu a viva discordância de muitos dos seus colegas de Governo. Ao fim de alguns dias, todo o Ministério liderado por José Vicente de Freitas acabaria por se demitir. Para o novo executivo apenas transitaria um nome: António de Oliveira Salazar. O episódio viria a revelar-se essencial para a trajetória política de Salazar e é particularmente ilustrativo das relações entre o Estado e a Igreja no conturbado período da Ditadura Militar. A propósito de uma mera questão de toque de sinos nos campanários das igrejas, é possível lançar novas luzes sobre a relação entre o poder civil e o poder religioso nos alvores do salazarismo.

 

Don Giussani - A Sua Experiência do Homem e de Deus
Massimo Camisasca; 196 pp.; 16,00 €
Monsenhor Luigi Giussani não foi só o fundador de um Movimento católico presente em mais de setenta países e com dezenas de milhares de aderentes. Foi sobretudo um homem de fé, um dedicado servidor do Evangelho e da Igreja, e uma eminente figura no panorama cultural italiano e europeu da segunda metade do século XX. Mais particularmente, foi um homem ferido pelo encontro com Cristo, que se destacou pela sua capacidade de tornar esse encontro acessível ao mundo contemporâneo. «O seu programa consistiu em não falar de outra coisa a não ser de Cristo, porque tudo o mais parecia perda de tempo», afirmou na homilia das suas exéquias o então Cardeal Joseph Ratzinger. Com efeito, «Giussani entendeu que o cristianismo não é um sistema intelectual, um pacote de dogmas, um moralismo, mas que é um encontro, uma história de amor, é um acontecimento». 
Para o leitor de língua portuguesa, este livro de Massimo Camisasca será uma introdução à vida, aos escritos e à obra de Monsenhor Giussani, assim como a uma rápida apresentação dos fundamentos e da história do Movimento Comunhão e Libertação. Prefácio do Card. José Saraiva Martins.

 

Sinopses: Tenacitas
© SNPC | 07.07.10

Capa
























Capa

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página