Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Leitura

Padre Simão Rodrigues: memórias de um português companheiro do fundador dos Jesuítas

Para assinalar o 5.º centenário do nascimento do P. Simão Rodrigues, a Editorial Apostolado da Oração publicou recentemente o volume "Memórias fundacionais e outros escritos", que recolhe alguns dos seus documentos mais significativos.

O P. Simão Rodrigues de Azevedo nasceu em Vouzela, cerca de 1510. Tendo recebido a sua primeira formação na corte de D. João III, terminou-a na Universidade de Paris, como bolseiro do rei.

Aí, foi um dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loiola na fundação da Companhia de Jesus, vindo a ser posteriormente o iniciador da mesma Ordem em Portugal.

Morreu em Lisboa, a 15 de Julho de 1579, ficando sepultado na Igreja de S. Roque.

A obra, com tradução e organização de Francisco de Sales Baptista S.J., publica, pela primeira vez em Portugal, as memórias do sacerdote relativas à fundação da Companhia de Jesus.

O livro inclui uma secção que caracteriza outro campo de acção de Simão Rodrigues: o de confessor, director espiritual e catequista do príncipe herdeiro D. João, durante vários anos.

São também publicadas as regulamentações iniciais da Companhia de Jesus em Portugal bem como documentos que reflectem a acção do Pe. Simão Rodrigues como mestre do príncipe herdeiro D. João, filho de D. João III.

 

Apostolado da Oração / SNPC
© SNPC | 05.10.10

Capa

Memórias Fundacionais
e Outros Escritos

Autor
Simão Rodrigues

Editora
Editorial A.O.

Ano
2010

Páginas
216

Preço
15,00 €

ISBN
978-972-39-0737-7

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página