Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bíblia

Atores leem salmos e leitores recebem meditações por e-mail

Dramáticos, apaixonantes, profundos, empáticos, íntimos ou cúmplices… seis atores emprestaram a sua voz à nova iniciativa online dos frades dominicanos do convento de Lille. Um percurso artístico inédito que, para a maior parte dos atores, é acompanhada de uma experiência religiosa pessoal profunda.

A iniciativa “Salmo na cidade” (“Psaume dans la ville”) iniciou a 28 de maio, segunda-feira de Pentecostes. Durante 33 semanas, quem o desejar – crente ou não – poderá receber por e-mail as meditações preparadas pelos dominicanos, aprofundando assim a compreensão de alguns dos salmos do Antigo Testamento. O objetivo é claro: «Devolver aos crentes o gosto pela leitura da palavra de Deus e recuperar o apreço pela Bíblia, como o encoraja frequentemente Bento XVI».

São textos por vezes líricos, por vezes violentos, uma recolha de sofrimento humano e de lamentações a Deus, que exaltam o sentido do abandono dos crentes ou a alegria de serem atendidos.

«É verdade que, na Igreja, algumas pessoas têm dificuldades com os salmos e substituem-nos por cânticos. Estes textos geram um pouco de medo porque descrevem um diálogo violento com Deus», refere o religioso Thierry Hubert. Os salmos são um espelho da relação com Deus.

Os frades dominicanos esperam, deste modo, que a colaboração de artistas conhecidos permita chegar a um público mais vasto. Por outro lado, é também um sinal importante que o mundo da arte traduza o tesouro da fé com novas linguagens.

 

 

 

Tiago Freitas
In Pátio dos gentios
07.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.