IMpressão digital
Resumo

O mal e a culpabilidade na Bíblia

“Quando rezardes dizei assim” – diz Jesus, à entrada do Pai-Nosso, formulando intencionalmente um modelo. Nessa oração breve, Jesus parece reduzir tudo à essência, construindo não apenas uma súplica dirigida ao Pai, mas uma súplica de Pai. De facto, aquela oração não se destina a satisfazer esta ou aquela necessidade, mas sob a concentração em redor do Nome, do Reino e da Vontade, pede-se ao Pai que seja Pai. O destinatário torna-se o objecto da oração. Ao mesmo tempo que o sujeito orante é instaurado na condição de Filho.  

Ora, o quadro fixado pela principal oração cristã, é o do escondimento, pois nenhuma evidência, nenhuma imagem representa o Pai. O Pai não está num face-a-face onde podemos acompanhar ou calcular as suas reacções: é na hipótese da Fé que se edifica a oração.

A primeira palavra é “Pai”, a última é “Livra-nos do mal”. O risco de um confronto com o mal é, portanto, possível e enunciado com precisão. O mal representa retoricamente o anti-pai (é o que, no extremo, se contrapõe a Ele). Podemos, por isso, dizer que a tentação a ultrapassar consiste em não se enganar no pai. Para compreender como a filiação pode ser colocada à prova, um outro episódio a ser lembrado é o das tentações de Jesus (Mt 4,1-11). Aí, Ele ensina-nos a fazer a escolha do pai, e a renunciar às contrafacções.

P. José Tolentino Mendonça

© SNPC - 18.02.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

 

 

 

 

barra rodapé

Jesus ensina o Pai-Nosso
Pai Nosso, A Oração do Senhor
James Tissot
1886-1894
© Brooklyn Museum/Corbis
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada