IMpressão digital
Espiritualidade

Peregrinação interior

Gostaria que as pessoas tivessem consciência da necessidade de enfrentar profundamente o desafio do mistério que paira paciente sobre o mundo dos homens e que se oferece gratuito à nossa exploração. Incomodam-me as linhas rectas e os ângulos, detesto escrever com lápis nº. 3 e desejaria viver numa casa de Gaudi, que prolongasse a natureza em vez de a agredir, mas receio que mais uma vez se esteja a ceder à facilidade.

As pessoas andam muito justamente perturbadas e talvez o melhor seja refazermos outra vez a viagem desde o princípio até ao local onde reparámos que estávamos perdidos. Acho que o criado de Odylo é que tem razão. Isto porque veio um dia do Piauí para o Rio. Sabia o que era andar a pé e a cavalo e nunca lhe ensinaram outro andar até que o meteram de auto-pulman para viajar oito dias do interior à capital. Um dia, na viagem, amanheceu baralhado. Daí para diante achava que o Sol nascia no ponto onde na sua terra se escondia e que se ia embora para o mundo escurecer exactamente onde, no Piauí, ele vinha para dar luz aos olhos das pessoas e contorno às coisas. Explicava-se, explicava-se, nada. Um dia o José disse que a coisa só ficava direita se voltasse ao Piauí e viesse devagarinho até ao Rio ver o Sol levantar-se e esconder-se todos os dias. Todos os dias. Só assim é que perceberia que o Sol era o mesmo e fazia a mesma coisa.

Às vezes não temos outro remédio se não irmos outra vez ao Piauí e descermos devagarinho a ver o Sol: nasce além… dá a volta à terra… põe-se além. Nasce além… dá a volta à terra… põe-se além. Assim, sucessivamente, até ao Rio.

A todos os níveis ando a fazer a minha peregrinação interior porque deve haver alguma razão para que certas coisas aconteçam sem que eu saiba como nem porquê e sem me darem em troca nada de melhor.

E depois, acho que não devemos perder a nossa unidade interior, e que isto talvez só se consiga olhando para nós próprios e para a vida que vamos vivendo como se fosse uma história.

A minha relação com Deus só tem explicação se for a história duma relação. Nada teve de abstracto ou de escolar.

De resto, hoje estou absolutamente seguro de que uma relação com Deus é fundamentalmente uma biografia, uma movimentada biografia de aventureiro. O mal é que ela tenha entrado no departamento das «relações públicas».

António Alçada Baptista

12.12.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Foto: Jean Gaumy
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada