IMpressão digital
Slavoj Zizek

Cristianismo e subversão

Regra geral, diz-se que o tempo é a prisão suprema («não se pode escapar ao seu tempo») e que toda a filosofia e religião têm uma única finalidade: escapar a esse encarceramento no tempo para entrar na eternidade. Mas, e se, como Schelling parece dizer, a eternidade fosse a prisão suprema, uma clausura sufocante, e só a queda no tempo introduzisse a Abertura na experiência humana? Não será o tempo o nome para a abertura ontológica? Por conseguinte, o Evento da «encarnação» é menos o momento em que a realidade vulgar alcança a Eternidade do que aquele em que a Eternidade entra no tempo. Este ponto foi estabelecido de forma muito clara por conservadores inteligentes como G.K. Chesterton, um católico inglês (tal como Alfred Hitchcock). Eis o que Chesterton diz sobre certas considerações na moda em torno da «pretensa identidade espiritual entre budismo e cristianismo»:

O amor deseja a individualidade; por isso, deseja a divisão. O instinto do cristianismo regozija-se por Deus ter quebrado o universo em pequenos pedaços (…). Aí reside o abismo intelectual entre o budismo e o cristianismo – para os budistas ou para os teósofos, a individualidade é a queda do homem; para os cristãos, ela é o desígnio de Deus, o propósito essencial da sua ideia do cosmos. A alma-mundo dos teósofos pede ao homem que a ame para que o homem possa projectar-se nela. Mas o centro divino do cristianismo projecta o homem para fora desse centro para que ele pudesse amá-lo. (…) Todas as filosofias modernas são grilhões que unem e prendem; o cristianismo é uma espada que separa e liberta. É a única filosofia em que Deus se regozija pela separação do universo em almas vivas. (1)

Chesterton está perfeitamente consciente do facto de não bastar a Deus separar o homem d’Ele, para que a humanidade o ame. A separação tem de se reflectir no próprio Deus de tal modo que Deus se auto-abandona.

Não foi no momento da crucificação que o mundo foi abalado e o sol apagado do céu, mas quando o grito foi proferido na cruz – confissão de que Deus fora abandonado por Deus. Agora, deixemos os revolucionários escolherem um credo entre todos os credos, e um Deus entre todos os deuses do mundo, sopesando cuidadosamente todos os deuses de regresso inevitável e poder inalterável. Não encontrarão outro deus que se tenha revoltado contra si mesmo. E mesmo que os ateus (a questão torna-se demasiado difícil para ser abarcada pela linguagem humana), escolham um deus, só poderão encontrar uma divindade que lhes tenha falado ao seu isolamento, só uma religião em que o próprio Deus pareceu, por um momento, ser um ateu. (2)

Esta semelhança entre a situação do homem separado de Deus e a de Deus separado de Si mesmo torna o cristianismo «terrivelmente revolucionário. Sabemos que um homem bom pode encontrar-se encostado à parede, mas que o mesmo possa acontecer a Deus, isso já é matéria para que todos os insurgidos se sintam eternamente orgulhosos. O cristianismo é a única religião da Terra que sentiu que a omnipotência tornava Deus incompleto. Só o cristianismo sentiu que, para Deus ser plenamente Deus, devia ter sido tão rebelde como um rei» (3).

Chesterton tem perfeita consciência de estar a tocar assim «num tema obscuro e assustador, sobre o qual é difícil falar», «um tema que os maiores santos e pensadores tiveram medo de abordar. Porém, na história aterradora da Paixão, está claramente que o autor de todas as coisas (de uma maneira de certo modo impensável) conheceu não só o sofrimento extremo como a própria dúvida» (4). Na forma mais comum do ateísmo, Deus morre para os homens que deixam de crer n’Ele; no cristianismo, Deus morre para Si mesmo. Na sua frase «Pai, porque me abandonaste?», o próprio Cristo comete aquilo que é um pecado supremo para um cristão: ser abalado na sua fé.

Slavoj Zizek

A marioneta e o anão, O Cristianismo entre Perversão e Subversão, Relógio d’Água, 2006, pp. 20-22

 

 

 

(1) G. K. CHESTERTON, Orthodoxy, São Francisco, Ignatius Press, 1995, p. 139.

 

(2) Ibid., p. 145.

 

(3) Ibid., p. 145.

 

(4) Ibid., p. 145.

 

 

RF

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Slavoj Zizek
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada