Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Espiritualidade e solidariedade

Pão de Santo António continua a alimentar os mais necessitados e é sinal do catolicismo português no mundo

O Pão de Santo António, que começou este domingo a ser vendido na igreja lisboeta com o mesmo nome, chega todos os anos aos emigrantes portugueses e contribui para ajudar jovens em risco.

Até esta quarta-feira, feriado municipal em Lisboa e dia em que os católicos de todo o mundo evocam Santo António, os pequenos pães, acompanhados por uma oração destinada a abençoá-los, são embrulhados em papel que leva o carimbo do Doutor da Igreja.

Os principais compradores das dezenas de milhares de pães, 40 mil em alguns anos, são pessoas provenientes da capital e arredores que depois consomem, guardam ou enviam para os emigrantes portugueses.

As receitas revertem para a Obra da Imaculada Conceição e Santo António, instituição presidida pelo religioso franciscano que se dedica à proteção de rapazes e raparigas em situação de risco.

A tradição do Pão de Santo António, fundada numa “lenda” com «fundo verídico», mantém a solidariedade de Fernando Martins de Bulhões, nascido em Lisboa no final do século XII e falecido em Pádua, atual Itália, no ano de 1231.

Imagem

Santo António, que «nunca deixava sem nada os pobres que iam bater à porta do convento», pegou um dia em todo o pão existente na despensa da comunidade religiosa e deu-o a um grupo de pedintes, recorda o frei José Silvestre.

Quando o cozinheiro se preparava para pôr a mesa reparou que o pão havia desaparecido, pelo que comunicou ao irmão António o que julgava ter sido um roubo mas o santo pediu-lhe para ver melhor.

De regresso à despensa o cozinheiro verificou que os mantimentos estavam no seu lugar, e é neste acontecimento que se baseia a história que chega aos nossos dias, conta o responsável.

Hoje é comum assistir-se à devoção de tocar com o pão no quadro de Santo António existente na igreja: «Há superstição» mas também há pessoas «em grande sofrimento que abrem o seu coração e saem muito confortadas», sublinha.

Foto

Santo António é o padroeiro secundário de Portugal e principal da cidade de Lisboa, sendo também titular da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, além de a sua memória ser liturgicamente assinalada nas dioceses de Santiago (Cabo Verde) e da Guiné-Bissau.

Os programas de rádio da Agência Ecclesia desta semana centram-se na figura de Santo António, primeiro professor de Teologia da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), congregação a que dedicou a maior parte da sua vida.

 

In Agência Ecclesia
13.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.