Pastoral da Cultura em movimento
Diocese de Angra

Actividades da Pastoral da Cultura em 2006/7 e perspectivas para 2007/8

Ao longo do ano pastoral em curso, na Diocese de Angra, a Pastoral da Cultura contou, principalmente, com duas modalidades de intervenção.

Houve iniciativas que contaram com a colaboração expressa de instâncias diocesanas, por vezes, no quadro de parcerias com entidades regionais. Por outro lado, também existiram intervenções de elementos da Diocese, convidados a intervir, participando em iniciativas de índole cultural promovidas por instâncias da sociedade civil.

Em relação aos eventos que defenderam, inclusive, da iniciativa diocesana, podem referir-se os seguintes exemplos:

- Realização de vários Concertos em espaços religiosos de referência em algumas ilhas dos Açores, em alguns casos, integrando tempos de Palavra relacionada com o evento.

- Realização de Exposições, quase sempre em colaboração com o Museu Carlos Machado, em São Miguel, acontecendo algo de semelhante em outras ilhas, também em colaboração com os respectivos museus.

- No âmbito do Simpósio sobre a Eucaristia, levado a cabo pela Diocese, precisamente na cidade de Angra, incluindo propostas para todas as ilhas, e, em que as intervenções de fundo estiveram a cargo do padre Jesuíta Henrique Rios dos Santos, merece especial registo a "Exposição de Custódias” a ter lugar em Ponta Delgada. Trata-se de uma exposição que vai ser inaugurada a 6 de Julho e no Núcleo de Arte Sacra-Igreja do Antigo Colégio dos Jesuítas, um evento  que tem a sua origem numa colaboração estabelecida entre as Ouvidorias de São Miguel e o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

- Sessões de carácter cultural, a propósito da apresentação de obras versando temáticas religioso-culturais, como sejam, “Romeiros” ou “Espírito Santo” e “Santo Cristo”.

A presença ao mundo da cultura ocorreu, por outro lado, a convite de instâncias da sociedade civil mediante intervenções sobre temáticas sugeridas por aquelas instâncias, em iniciativas levadas a cabo sobre a forma de “debates” ou “colóquios”.

A título de exemplo:

- Debate promovido pelo Rádio Clube de Angra, aquando da ocorrência do respectivo aniversário, tendo com tema: “Igreja, Sociedade e Comunicação”.

- Debate promovido pela UMAR (Associação de Mulheres Alternativa e Resposta), subordinado ao tema: “A religiosidade no feminino”.

- Colóquio sobre “Religião e Razão”, iniciativa do Departamento de História, Filosofia  e Ciência Sociais da Universidade dos Açores.

Em relação ao ano pastoral de 2007/08, as perspectivas, na área da Cultura, vão no sentido da continuação de práticas já existentes e da formação de novas iniciativas.

Para além das actividades ainda em projecto e a serem pensadas, está prevista a colaboração com uma iniciativa do Museu Carlos Machado em ordem a um evento já programado e a ser concretizado na próxima época (Setembro/Outubro). Trata-se das “Ilustrações da Bíblia” de Ilda David e de um ciclo de conferências versando a temática: “Os Filhos de Abraão”.

Ainda em relação ao próximo ano pastoral estão em projecto algumas iniciativas que necessitam ainda de um maior estudo sobre a possibilidade da sua concretização.

P. Cipriano Pacheco

Comissão Diocesana da Cultura (Angra)

© SNPC

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Fotografia de Capela na Ilha Terceira

Capela decorada para as Festas do Divino Espírito Santo, Ilha Terceira

© Kevin Schafer/CORBIS
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada