Actividades da Pastoral da Cultura em 2006/7 e perspectivas para 2007/8
Ao longo do ano pastoral em curso, na Diocese de Angra, a Pastoral da Cultura contou, principalmente, com duas modalidades de intervenção.
Houve iniciativas que contaram com a colaboração expressa de instâncias diocesanas, por vezes, no quadro de parcerias com entidades regionais. Por outro lado, também existiram intervenções de elementos da Diocese, convidados a intervir, participando em iniciativas de índole cultural promovidas por instâncias da sociedade civil.
Em relação aos eventos que defenderam, inclusive, da iniciativa diocesana, podem referir-se os seguintes exemplos:
- Realização de vários Concertos em espaços religiosos de referência em algumas ilhas dos Açores, em alguns casos, integrando tempos de Palavra relacionada com o evento.
- Realização de Exposições, quase sempre em colaboração com o Museu Carlos Machado, em São Miguel, acontecendo algo de semelhante em outras ilhas, também em colaboração com os respectivos museus.
- No âmbito do Simpósio sobre a Eucaristia, levado a cabo pela Diocese, precisamente na cidade de Angra, incluindo propostas para todas as ilhas, e, em que as intervenções de fundo estiveram a cargo do padre Jesuíta Henrique Rios dos Santos, merece especial registo a "Exposição de Custódias” a ter lugar em Ponta Delgada. Trata-se de uma exposição que vai ser inaugurada a 6 de Julho e no Núcleo de Arte Sacra-Igreja do Antigo Colégio dos Jesuítas, um evento que tem a sua origem numa colaboração estabelecida entre as Ouvidorias de São Miguel e o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.
- Sessões de carácter cultural, a propósito da apresentação de obras versando temáticas religioso-culturais, como sejam, “Romeiros” ou “Espírito Santo” e “Santo Cristo”.
A presença ao mundo da cultura ocorreu, por outro lado, a convite de instâncias da sociedade civil mediante intervenções sobre temáticas sugeridas por aquelas instâncias, em iniciativas levadas a cabo sobre a forma de “debates” ou “colóquios”.
A título de exemplo:
- Debate promovido pelo Rádio Clube de Angra, aquando da ocorrência do respectivo aniversário, tendo com tema: “Igreja, Sociedade e Comunicação”.
- Debate promovido pela UMAR (Associação de Mulheres Alternativa e Resposta), subordinado ao tema: “A religiosidade no feminino”.
- Colóquio sobre “Religião e Razão”, iniciativa do Departamento de História, Filosofia e Ciência Sociais da Universidade dos Açores.
Em relação ao ano pastoral de 2007/08, as perspectivas, na área da Cultura, vão no sentido da continuação de práticas já existentes e da formação de novas iniciativas.
Para além das actividades ainda em projecto e a serem pensadas, está prevista a colaboração com uma iniciativa do Museu Carlos Machado em ordem a um evento já programado e a ser concretizado na próxima época (Setembro/Outubro). Trata-se das “Ilustrações da Bíblia” de Ilda David e de um ciclo de conferências versando a temática: “Os Filhos de Abraão”.
Ainda em relação ao próximo ano pastoral estão em projecto algumas iniciativas que necessitam ainda de um maior estudo sobre a possibilidade da sua concretização.
P. Cipriano Pacheco
Comissão Diocesana da Cultura (Angra)
© SNPC
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir