Pastoral da Cultura em movimento
Diocese de Aveiro

Actividades da Comissão Diocesana da Cultura em 2006/7

A Comissão Diocesana da Cultura promoveu mais uma vez a publicação da Revista Aveirense (Ano II – Julho/Dezembro 2006 – Nº 2).

Esta revista pretende ser memória da Diocese de Aveiro. Nela se transcreve o que de mais importante se passa em cada semestre. Esta em particular assinala a chegada do novo Bispo de Aveiro, D. António Francisco.

A Comissão também esteve presente nas Festas da Cidade. A Padroeira de Aveiro, Santa Joana, inspirou o desenvolvimento da acção programada.

A Comissão fez uma parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, com a Irmandade de Santa Joana e contou com a colaboração do Estabelecimento de Ensino Santa Joana.

Foi uma acção dirigida essencialmente à juventude.

A Irmandade é constituída por muitos jovens, que representam vários quadros da época e que se expressam pela forma de cavaleiros, aias, princesas Joanas, etc., que percorrem todos os anos a cidade na já conhecida procissão de Santa Joana, onde estão representadas todas as forças vivas de Aveiro.

O desenvolvimento desta acção, que se prolongou ao longo de dois meses, teve como pano de fundo a “Carta de Santa Joana aos Jovens”, texto escrito por D. Manuel de Almeida Trindade, publicado em 1979 num livro em que se reuniram vários textos, (os mais significativos escritos ao longo de 25 anos), na obra “Pessoas e Acontecimentos”. Esta publicação foi feita pela Diocese de Aveiro, para celebrar o 25º aniversário da ordenação episcopal de D. Manuel.

Foram convidados os jovens da Irmandade, do Estabelecimento de Ensino Santa Joana e todos os que quisessem aderir, a assistir à apresentação da nova publicação da carta e ao desenvolvimento do seu conteúdo.

Esta apresentação foi feita pelo P. Alexandre Cruz, que além do desenvolvimento histórico, realçou todos os valores e virtudes da princesa, tendo sido reforçado a sua necessidade de os recuperar para os dias de hoje.

O tema escolhido para esta apresentação, “A Liberdade: um Desafio aos Jovens”, foi também o tema da Exposição, que se realizou na Biblioteca, a qual foi composta pelos trabalhos que os jovens foram convidados a fazer, sempre inspirados nos valores e virtudes de Joana, bem claros na carta, e bem realçados na apresentação feita anteriormente.

Esta exposição foi integrada na semana cultural das Festas da Cidade, que terminou a 12 de Maio, dia de Santa Joana, saindo no programa das acções culturais da Câmara Municipal.

Teve a participação de aproximadamente cem trabalhos. De uma forma geral teve uma excelente aceitação, e recebeu a visita de muitos jovens, que exteriorizaram bastante interesse em toda a acção. Alguns dos melhores trabalhos foram publicados pelo jornal “Correio do Vouga”.

Durante o período da exposição convidámos o Senhor Bispo, D. António Francisco, que falou aos jovens e a todos quantos o quiseram ouvir. O tema desenvolvido, “Fé e Razão: as Asas da Liberdade”, foi vivamente acompanhado e serviu de objecto a um intenso debate por parte dos assistentes, que encheram, por completo, o auditório da Biblioteca.

A direcção da Irmandade valorizou esta parceria, pois proporcionou uma dinâmica de acções, a que não estava habituada, mostrando interesse em novas iniciativas para o próximo ano.

Estas foram as acções específicas da Comissão Diocesana da Cultura, embora na Diocese de Aveiro haja muitas outras acções dignas, variadas e de grande relevo, feitas ao longo do ano.

O desenho de Santa Joana, feito propositadamente para este evento, é obra do artista Aveirense Gaspar Albino.

Gostaríamos também de partilhar convosco a mensagem que a CDC deixou a todos os jovens de Aveiro:

“Havia uma força interior que me impelia. Não era o mundo que eu detestava. Longe disso. Era o amor de Jesus Cristo que me chamava, e me chamava para segui-Lo, onde mais de perto O pudesse imitar e servir”- Afirma a Princesa Joana, quando toma a decisão de deixar o Paço Real e vir para Aveiro.
“Foi em Aveiro que realizei o meu sonho...”

Como ela, também nós, jovens, amamos a vida, a verdade, a liberdade. Como ela, precisamos ter coragem e de aliar a fé à razão. Como ela, temos de ser radicais e ousados, seguros e firmes, alegres e confiantes, dignos de uma memória feliz que nos projecta um futuro de esperança.

Maria Helena Pinho e Melo

Comissão Diocesana da Cultura (Aveiro)

© SNPC

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do n.º 2 da revista «Igreja Aveirense»































Carta de Santa Joana aos jovens
Carta de Santa Joana aos jovens




























Princesa Santa Joana
Princesa Santa Joana
C. 1475
Convento de Jesus, Aveiro
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada