Patriarcado de Lisboa cria Centro Cultural
Com data de 22 de Janeiro, dia da Solenidade de S. Vicente, Diácono, padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, o Cardeal Patriarca criou, por Decreto, o Centro Cultural São Vicente, com sede no Mosteiro de São Vicente de Fora, uma nova instituição da diocese que fica integrada no Departamento da Comunicação e da Cultura da Cúria Patriarcal.
No texto do Decreto que institui o Centro Cultural, pode ler-se que “o Patriarcado de Lisboa, ao concretizar a sua acção pastoral, está particularmente atento à evangelização da cultura e através da cultura. Para responder a esta preocupação, criou-se na Cúria Diocesana o Departamento da Comunicação e da Cultura, com um âmbito muito vasto de intervenção na Igreja e na sociedade.”.
Tendo em vista a missão da Igreja, continua o Decreto, “reveste-se de particular significado o vasto património cultural de que a Igreja é possuidora. Para a sua valorização, criou-se o Sector dos Bens Culturais da Igreja. Neste âmbito, adquire particular significado o património artístico do Mosteiro de São Vicente de Fora, sede do Patriarcado de Lisboa. Para o valorizar, estabelecendo uma ponte de diálogo com a Igreja e a sociedade, cria-se agora o Centro Cultural São Vicente, que instituímos ao aprovar os seus Estatutos. A sua função situa-se no quadro mais vasto da actividade cultural da Igreja de Lisboa e é óbvia a sua articulação com o Departamento da Comunicação e da Cultura e o Sector dos Bens Culturais da Igreja.”.
Entretanto, D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, encontra-se em Roma, onde participa na Plenária do Conselho Pontifício para a Cultura.
Patriarcado de Lisboa
Publicado em 23.01.2008
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir