Pastoral da Cultura em movimento
Cultura e património

Patriarcado de Lisboa cria Centro Cultural

Com data de 22 de Janeiro, dia da Solenidade  de S. Vicente, Diácono, padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, o Cardeal Patriarca criou, por Decreto, o Centro Cultural São Vicente, com sede no Mosteiro de São Vicente de Fora, uma nova instituição da diocese que fica integrada no Departamento da Comunicação e da Cultura da Cúria Patriarcal.

No texto do Decreto que institui o Centro Cultural, pode ler-se que “o Patriarcado de Lisboa, ao concretizar a sua acção pastoral, está particularmente atento à evangelização da cultura e através da cultura. Para responder a esta preocupação, criou-se na Cúria Diocesana o Departamento da Comunicação e da Cultura, com um âmbito muito vasto de intervenção na Igreja e na sociedade.”.

Tendo em vista a missão da Igreja, continua o Decreto, “reveste-se de particular significado o vasto património cultural de que a Igreja é possuidora. Para a sua valorização, criou-se o Sector dos Bens Culturais da Igreja. Neste âmbito, adquire particular significado o património artístico do Mosteiro de São Vicente de Fora, sede do Patriarcado de Lisboa. Para o valorizar, estabelecendo uma ponte de diálogo com a Igreja e a sociedade, cria-se agora o Centro Cultural São Vicente, que instituímos ao aprovar os seus Estatutos. A sua função situa-se no quadro mais vasto da actividade cultural da Igreja de Lisboa e é óbvia a sua articulação com o Departamento da Comunicação e da Cultura e o Sector dos Bens Culturais da Igreja.”.

Entretanto, D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, encontra-se em Roma, onde participa na Plenária do Conselho Pontifício para a Cultura. 

Patriarcado de Lisboa

Publicado em 23.01.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Igreja de S. Vicente de Fora, Lisboa
Foto: Alfred Molon
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada