«Site» do SNPC em análise: "uma ponte entre a fé e a cultura"
Em artigos semanais publicados no Correio do Vouga - e, recentemente, também na Agência Ecclesia - Fernando Cassola Marques analisa o «design» e as funcionalidades de diversos «sites», muitos deles pertencentes a Organismos e Movimentos da Igreja.
Na semana passada, o responsável pelo novo portal da Diocese de Aveiro visitou o «site« do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Aqui ficam as apreciações e as sugestões que nos foram dirigidas.
«A sugestão desta semana deve-se ao facto de, nos próximos dias, decorrerem em Fátima as IV Jornadas da Pastoral da Cultura, que terão como tema «Portugal, de novo». Como é hábito, todos os anos são abordados temas de bastante interesse por oradores de grande qualidade. Estas jornadas “constituem um tempo privilegiado de encontro e reflexão para quantos inscrevem comprometidamente a sua condição cristã no vasto campo da cultura”.
O sítio está construído de uma forma diferente do habitual, fugindo, dessa maneira, ao tradicional menu lateral e às informações na parte principal. As opções disponibilizadas são muitas e podemos aceder às mesmas através de botões coloridos e bastante sugestivos. No entanto, para um utilizador menos experiente nestas lides cibernéticas, por vezes pode tornar-se confuso este género de navegação.
Logo de início, somos convidados a dar uma vista de olhos por todo o sítio, encontrando alguns destaques bastante interessantes. No item “impressão digital”, onde o olhar entre a fé e a cultura é bem acutilante, desperta-nos para leituras de elevado relevo e que nos ajudam a fazer uma análise da realidade que nos rodeia do ponto de vista da fé. Por outro lado, a opção “vemos, ouvimos e lemos”, como o nome indica, sugere-nos variados temas dentro destas áreas sensoriais. Encontramos depois o item “observatório cultural”, onde o debate cultural da actualidade se vai fazendo em artigos muito bem redigidos. Destaco ainda as “leituras”: diversas publicações são analisadas por personalidades da área da cultura. A título de exemplo, podemos encontrar a fabulosa análise que o padre e poeta Tolentino de Mendonça faz do livro “Diário (1941-1943)”, de Etty Hillersum. Ficamos com uma vontade enorme de pegar no livro para o ler de fio a pavio. Por último, chamo a vossa atenção para os arquivos e sugestões multimédia nas áreas “audio” e “vídeo”. Tanto numa opção como na outra, os conteúdos apresentados são todos devidamente justificados, ajudando-nos assim a orientarmos melhor as nossas opções culturais. Para finalizar, devo afirmar que todos os itens são muito ricos, sendo que quase todos nos obrigam a parar em cada um, dedicando-lhes muita atenção – o que por si só revela a qualidade da informação apresentada.
Este sítio que sugiro é bastante rico ao nível cultural, transportando-nos para lugares remotos nas mais diversas áreas culturais abrangidas, sempre fazendo a ponte entre a fé e a cultura, com conteúdos actuais e muito bem fundamentados por pessoas de elevado sentido crítico. Certamente um local a visitar com regularidade.
CLASSIFICAÇÃO (0-5): ****
A MANTER: Actualizações permanentes; Conteúdos excelentes; Diversidade de recursos multimédia; Design arrojado e inovador.
A MUDAR: Possibilidade de assinatura de newsletter; Multilingue; Interacção com o público reduzida.»
Fernando Cassola Marques
24.06.2008
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir