Pedras angulares
O Pastor

Hermas

Antes de tudo, acredita que há um só Deus, que criou e ordenou todas as coisas, fazendo-as emergir todas do nada ao ser e, contendo todas, é o único que não é contido.

Crê, portanto, n’Ele e teme-o e, temendo-o, sê continente. Observa estas coisas e afasta de ti toda a iniquidade; reveste-te de toda a virtude de justiça e, se guardares este mandamento, viverás para Deus.

Cultiva a simplicidade e sê irrepreensível, diz-me ele, e serás como as crianças, que desconhecem a maldade, que destrói a vida dos homens. Antes de mais, não digas mal de ninguém, nem escutes de bom grado quem o faz. Senão, tu que escutas, tornar-te-ás solidário no pecado do maledicente, se lhe deres ouvidos.

A maledicência é iníqua; é um demónio agitado: nunca está em paz e habita sempre na discórdia. Evita-o sempre, e serás bem sucedido em tudo.

Reveste-te de moderação, na qual não há escolho traiçoeiro e tudo é plano e alegre. Faz o bem e o que Deus te dá dos teus trabalhos, reparte com todos os carenciados, com toda a simplicidade; sem olhar a quem dás ou a quem não dás. Dá a todos, pois Deus quer repartir os seus próprios bens por todos. Efectivamente, os que receberam, prestarão contas a Deus do porquê e para quê receberam: os que receberam por necessidade não serão condenados, mas os que receberam hipocritamente serão castigados.

Neste caso, quem dá é irrepreensível, pois tal como recebeu do Senhor o ministério para o realizar, assim o realizou com simplicidade, sem olhar a quem dá ou deixa de dar. Na verdade, quando este ministério se realizou com simplicidade, é muito apreciado de Deus. Quem, de facto, assim exerce o ministério com simplicidade, viverá para Deus. Observa, por conseguinte, este mandamento, tal como to disse, para que a tua penitência e a da tua família sejam consideradas simples, puras, inocentes e incorruptas.

Ama a verdade, voltou a dizer-me [o Pastor], e da tua boca saia apenas a verdade, para que o Espírito, que Deus faz brilhar na tua carne, se manifeste autêntico perante todos os homens e, deste modo, o Senhor que habita em ti seja glorificado, já que o Senhor é verdadeiro em tudo o que diz e n’Ele não há falsidade. Na verdade, os mentirosos desacreditam e defraudam o Senhor, pois não restituem o depósito recebido. Receberam, de facto, d’Ele um espírito incapaz de mentir. Se o restituem mentiroso, violam o mandamento do Senhor e tornam-se defraudadores.

Quando ouvi pronunciar estas palavras, chorei a valer. Mas ele perguntou-me: – Porque choras? – Senhor, disse eu, choro porque não sei se me posso salvar. – Porquê? Perguntou ele. – É que, respondi, nunca na minha vida, Senhor, disse uma palavra verdadeira, mas falei sempre a todos enganosamente e apresentava a minha mentira como verdade a todos os homens. Nunca ninguém me contradisse e acreditaram sempre nas minhas palavras. Como posso realmente viver, Senhor, depois de fazer tais coisas?
Pensas, de facto, correctamente. Como servo de Deus, era necessário que andasses na verdade e uma consciência iníqua não coabitasse com o espírito da verdade, nem afligisse o espírito que é santo e verdadeiro. – Senhor, respondi, nunca ouvi palavras tão exactas como estas.

– Agora portanto, disse ele, uma vez que tens conhecimento delas, observa-as, para que também as falsidades que tu disseste até aqui nos teus negócios, quando for verdadeiro o teu actual comportamento, também elas se tornem dignas de crédito. Se estas coisas observares e, de hoje em diante, disseres sempre a verdade, poderás alcançar a vida. E todo aquele que ouvir este mandamento e se afastar da mais perversa falsidade, viverá para Deus.

Hermas, O Pastor, 26-28 (séc. II)

 

RF

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cristo Bom Pastor

Cristo Bom Pastor (séc. V)

Mausoléu de Galla Placidia, Ravena, Itália
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada