Pedras angulares
A Trindade

Santo Atanásio

Existe, pois, uma Trindade santa e completa, da qual se afirma ser Deus, no Pai, Filho e Espírito Santo. Nela não se encontra nenhum elemento estranho ou externo; não se compõe de um que cria e de outro que seja criado, senão que toda ela é criadora, consistente e indivisível por natureza, sendo [essa a] sua actividade única. O Pai realiza todas as coisas por meio do Verbo no Espírito Santo: desta maneira salvaguarda-se a unidade da santa Trindade. Assim, na Igreja prega-se um único Deus «que está sobre todos, por todos e em todos» (cf. Ef 4, 6): «sobre todos» enquanto Pai, princípio e fonte; «por todos», pelo Verbo; «em todos», no Espírito Santo. É uma verdadeira Trindade não somente de nome e por pura ficção verbal, mas em verdade e realidade. Assim como o Pai é o que é, assim também o seu Verbo é o que é e Deus soberano. O Espírito Santo não está privado de existência real, senão que existe com verdadeira realidade… (1)


Unidade e distinção entre o Pai e o Filho

«Eu no Pai, e o Pai em Mim» (Jo 14, 10). O Filho está no Pai, no que podemos compreender, porque todo o ser do Filho é coisa própria da natureza do Pai, como o resplendor o é da luz, e o regato da fonte. Assim, aquele que vê o Filho vê o que é próprio do Pai, e entende que o ser do Filho, provindo do Pai, está no Pai. Igualmente o Pai está no Filho porque o Filho é o que é próprio do Pai, do mesmo modo que o sol está no seu resplendor, a mente na palavra e a fonte no regato. Desta sorte, o que contempla o Filho contempla o que é próprio da natureza do Pai, e pensa que o Pai esta no Filho. Porque a forma e a divindade do Pai é o ser do Filho e, portanto, o Filho está no Pai, e o Pai no Filho. Por isto, com razão tendo afirmado primeiramente «Eu e o Pai somos um» (Jo 10,30) acrescentou: «Eu no Pai e o Pai em Mim» (Jo 14,10): assim manifestou a identidade da divindade e a unidade da sua natureza.

Não obstante, são um mas não à maneira de uma coisa que se divide imediatamente em dois, que não são, na realidade, mais que uma; nem tão-pouco como uma coisa que tem dois nomes, como se a mesma realidade num momento fora Pai e noutro Filho. Isto é o que pensava Sabélio, e foi condenado como herege. Trata-se de duas realidades, de tal forma que o Pai é Pai, e não Filho; e o Filho é Filho, e não Pai. Mas a sua natureza é uma, pois o engendrado não é dissemelhante relativamente ao que engendra, já que é sua imagem, e tudo o que é do Pai é do Filho. Por isto o Filho não é outro deus, pois que não é pensado fora [do Pai]: de contrário, se a divindade se concebesse fora do Pai, haveriam, sem dúvida, muitos deuses. O Filho é «outro» enquanto é engendrado, mas é do «mesmo» enquanto é Deus. O Filho e o Pai são uma só coisa na medida em que têm uma mesma natureza própria e peculiar, pela identidade da divindade única. Também o resplendor é luz, e não algo posterior ao sol, nem uma luz distinta, nem uma participação dele, senão simplesmente algo engendrado dele: ora, uma realidade assim engendrada é necessariamente uma única luz com o sol, e ninguém dirá que se tratam de duas luzes, ainda que o sol e o seu resplendor sejam duas realidades: una é a luz do sol, que brilha por todas as partes seu próprio resplendor. Assim também, a divindade do Filho é a do Pai, e por isto é indivisível dela. Por isto Deus é uno, e única a sua divindade, dizendo-se do Filho o mesmo do que se diz do Pai, excepto que seja Pai. (2)


O Verbo não foi feito como meio para criar

O Verbo de Deus não foi feito por nossa causa, mas, contrariamente, havemos sido feitos por Sua causa, e n’Ele foram criadas todas as coisas (Col 1, 16). Não foi feito por causa da nossa debilidade – sendo Ele forte – pelo Pai, que existia só até então, a fim de servir-se d’Ele como instrumento para nos criar. Porque ainda que Deus se houvesse compadecido por não haver qualquer criatura, contudo o Verbo nem por isso haveria deixado de estar em Deus, e o Pai de estar com Ele. Porém, não era possível que as coisas criadas fossem feitas sem o Verbo, e assim é óbvio que por Ele foram feitas. Pois que, sendo o Filho o Verbo próprio da natureza substancial de Deus, e procede d’Ele e n’Ele está… era impossível que a criação fosse feita sem Ele. É como a luz que ilumina com seu resplendor todas as coisas, de sorte que nada pode iluminar-se senão pelo resplendor. Da mesma maneira o Pai criou com seu Verbo, como se fora sua mão, todas as coisas, e sem Ele nada faz. Como nos recorda Moisés, disse Deus: «Faça-se a luz», «Reúnam-se as águas» (Gen 1, 3. 9)..., e falou, não à maneira humana, como se houvera ali um obreiro para escutar, o qual, inteirando-se da vontade do que falava, a executasse. Isto seria próprio da ordem criada, mas indigno de ser atribuído ao Verbo. Porque o Verbo de Deus é activo e criador, sendo Ele mesmo a vontade do Pai. Por isso a sagrada Escritura não diz que havia quem escutasse e respondesse como e com que propriedade queria que se fizesse o que haveria de ser feito, senão que Deus disse unicamente «Faça-se», e ao ponto acrescenta «E assim foi feito». O que queria com a sua vontade, foi feito à justa e concluído pelo Verbo. Basta o querer, e a coisa está feita. Assim, a palavra «disse» é para nós indicadora da divina vontade, enquanto que a palavra «e assim foi feito» indica a obra realidade pelo seu Verbo e sua sabedoria, na qual se acha também incluída a vontade do Pai. (3)


Unidade de natureza no Pai e no Filho

Já que Ele é o Verbo de Deus e a sua própria sabedoria, e, sendo seu resplendor, está sempre com o Pai, é impossível que, se o Pai comunica graça, não o faça igualmente a seu Filho, posto que o Filho é no Pai como resplendor da luz. Porque não por necessidade, senão como um Pai, em virtude de sua própria sabedoria, Deus fundou a terra e fez todas as coisas por meio do Verbo que Dele procede, e estabelece pelo Filho o santo banho do baptismo. Porque onde está o Pai também está o Filho, tal como onde está a luz aí está o seu resplendor. E assim como aquilo que o Pai opera é realizado pelo Filho. O próprio Senhor o disse: «O que vejo o Pai fazer assim faço também Eu», assim também quando se confere a baptismo, àquele a quem baptiza o Pai também o Filho o baptiza, e o que é baptizado pelo Filho é aperfeiçoado no Espírito Santo. Para além disso, assim como quando o sol alumia se pode dizer também que é o seu resplendor que ilumina, já que a luz é única e não pode dividir-se nem partir-se, assim também onde está ou se nomeia o Pai aí está também, indubitavelmente, o Filho; e visto que no baptismo se menciona o Pai, há que mencionar com Ele igualmente o Filho. (4)


A eterna geração do Filho

É exacto dizer que o Filho é vergôntea eterna do Pai. Porque a natureza do Pai não foi em qualquer momento imperfeita, de sorte que logo se lhe pudesse sobrevir quanto lhe é próprio. O Filho não foi engendrado como se engendra um homem de outro homem, de forma que a existência do pai é anterior à do Filho. O Filho é rebento de Deus, e sendo Filho de Deus, que existe eternamente, Ele mesmo é eterno. É próprio do homem, por causa da imperfeição da sua natureza, engendrar no tempo: mas Deus engendra eternamente, porque a sua natureza e perfeita desde sempre… O que é engendrado do Pai é o Seu Verbo, a sua sabedoria e o seu resplendor, e há que dizer que os que afirmar que havia um tempo em que não existia o Filho são como ladrões que roubam a Deus o seu próprio Verbo, e se declaram contrários a Ele dizendo que durante um tempo não teve nem Verbo nem sabedoria, e que a luz teve um tempo sem resplendor, e a fonte foi, durante um tempo, estéril e seca. Na realidade simulam a palavra «tempo» devido aos que o reprovam, e dizem que o Verbo existia «antes de todos o tempos». Com efeito, determinam um certo «período» no qual imaginam que o Verbo não existia, com o qual introduzem igualmente a noção de tempo: e assim, ao admitirem um Deus sem Logos ou Verbo, mostram a sua extraordinária impiedade. (5)


A eternidade do Pai implica a filiação eterna

Deus existe desde a eternidade: e se o Pai existe desde a eternidade, também existe desde a eternidade o que é o seu resplendor, ou seja, o seu Verbo. Além do mais, Deus, «o que é», tem de si mesmo o que é o seu Verbo: o Verbo não é algo que antes não existia e que imediatamente veio à existência, nem tempo houve em que o Pai estivesse sem Logos (alogos). A audácia dirigida contra o Filho chegar a tocar com a sua blasfémia o próprio Pai, já que o concebe sem Sabedoria, sem Logos, sem Filho… É como se alguém, vendo o sol, perguntasse acerca do seu resplendor: o que existe primeiramente faz o que não existe ou o que já existe? Aquele que pensasse deste modo seria tido como insensato, pois seria loucura pensar que o que procede totalmente da luz é algo extrínseco a ela, e pergunta quando, donde e como foi isso. O mesmo ocorre com o que pergunta tais coisas acerca do Filho e do Pai. Ao fazer tais perguntas mostra uma loucura ainda maior, pois supõe que o Logos do Pai é algo externo a Ele, e imagino como que em sombras que o que é geração da natureza divina é uma coisa criada, afirmando que «não existia antes de ser engendrado». Oiçam, pois, a resposta à vossa pergunta: o Pai, que existe [eternamente], fez o Filho com a mesma existência… Mas, dizeis vós, os arianos…: Aquele que é teve necessidade do que não era para criar todas as coisas, ou necessitou d’Ele quando já era? Porque está [presente] nos vossos ditos que o Pai fez para si o Filho a partir do nada, como instrumento para criar com Ele todas as coisas. Ora, quem é superior: o que tem necessidade de algo? Ou será que ambos satisfazem mutuamente as suas respectivas necessidades? Se tal dizeis, mostrais a debilidade daquele que teve que recorrer a um instrumento por não poder, por si mesmo, fazer todas as coisas… Este é o cume da impiedade… (6)

SANTO ATANÁSIO de Alexandria (295-373)

 

 

(1) ATANASIO, Ad Serapionem, I, 28.
(2) ATANASIO, Orationes contra Ar. III, 3-4.
(3) Ibid. II, 31.
(4) Ibid. II, 41-45.
(5) Ibid, I, 14.
(6) Ibid. I, 25-26.Qualidade do autor

 

 

RF

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Trindade

Museu de Évora
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada