Pedras angulares
Um só é Deus

Santo Ireneu

20,4. Um só é Deus, que fez e ordenou tudo mediante o Verbo e a Sabedoria: é o mesmo Demiurgo que consignou este mundo ao género humano. Ele, pela sua grandeza, não foi conhecido por aqueles mesmos que Ele criou (pois ninguém investigou a sua profundidade, nem entre os antigos que já faleceram, nem entre os que ainda vivem); em contrapartida, pelo amor, conhecemo-lO mediante aquele por cujo ministério fez todas as coisas. Este é o seu Verbo, nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos tempos recentes se fez homem entre os homens, para unir o fim ao princípio, i. é, o homem a Deus. E por tal motivo os profetas, havendo recebido do mesmo Verbo o dom profético, pregaram a sua vinda na carne, por meio da qual se realizou a mescla e comunhão de Deus com o homem segundo o beneplácito de Deus. O Verbo havia preanunciado desde o princípio que haveríamos de ver a Deus entre os homens, que entraria em contacto que estes, que se faria presente ao seu ser criado para salvá-lo, e que se mostraria sensivelmente para nos libertar das mãos de todos quantos nos odeiam, i. é, de todos os espíritos rebeldes. E que nos faria servi-lO em santidade e justiça em todos os nossos dias, a fim de que, tendo o homem abraçado o Espírito de Deus, entre na glória do Pai.


20,5. Isto diziam os profetas em seus anúncios, mas não como dizem alguns, que os profetas viam a alguém distinto de Deus Pai, o qual permanece invisível. Isto ensinam aqueles que ignoram inteiramente o que seja a profecia. Porque a profecia é a predição de coisas futuras, quer dizer, o preanuncio de coisas que só depois serão reais. Os profetas prediziam que os homens haveriam de ver a Deus, como diz o Senhor: «Ditosos os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). Ainda que, para dizer a verdade, «nenhum dos que vir a Deus viverá» (Ex 33,20), se o que vê em toda a sua grandeza e inefável glória; porque o Pai é inacessível. Mas, por sei amor, bondade e omnipotência, concederá a todos aqueles que ama o privilégio de ver a Deus, como os profetas anunciavam; porque «o que para os homens é impossível, é possível para Deus» (Lc 18,27).

O homem não verá a Deus por si mesmo; mas Ele, em querendo-o, deixar-se-á ver pelos homens: dos que quiser, e quando e como quiser, porque Deus é omnipotente. Por meio do Espírito deixou-Se ver profeticamente; por meio do Filho deixou-Se ver segundo a adopção; far-se-á ver segundo a sua paternidade no reino dos céus: o Espírito prepara o homem para o Filho de Deus, o Filho conduz ao Pai, o Pai concede a incorrupção para a vida eterna, que a cada um chega com a visão de Deus. Pois assim como os que vêem a luz estão na luz e percebem a sua claridade, assim também os que vêem a Deus estão em Deus e vêem a sua claridade. E a claridade de Deus dá a vida: quer dizer, os que vêem a Deus tomam parte na vida. Por isso o que não pode ser abarcada, compreendido nem sequer visto, concede aos seres humanos que O vejam, compreendam e abarquem, a fim de lhes dar a vida uma vez que o hajam visto e compreendido. Assim como a sua grandeza é insondável, assim também é inefável a sua bondade, pela qual dá a vida a quantos o vêem: porque viver sem ter a vida é impossível, a vida vem por participar de Deus, e participar de Deus é vê-lO e gozar da sua bondade.


20,6. Pois os homens verão a Deus para viver, fazendo-se imortais pela visão, por que se aproximarão de Deus. E, como já antes disse, os profetas explicavam por meio de figuras que veriam a Deus todos os homens portadores do seu Espírito, que sem desfalecer esperam a sua vinda. Assim como ensina Moisés no Deuteronómio: «Naquele vermos que Deus falará ao homem, e este viverá» (Dt 5,24). Pois alguns deles viam o Espírito profético e suas obras, que impregnavam todos os tipos dos seus dons. Outros viam a vinda do Senhor, e toda a sua Economia desde os seus começos, por meio da qual cumpriu a vontade celestial e terrena do Pai. Outros viam as glórias do Pai, de maneira adaptada aos que então contemplavam e escutavam, e aos homens que no futuro haveriam de ouvir falar delas.

Assim se revelava Deus: pois por todas estas coisas o Pai se manifesta, por meio da obra do Espírito, no ministério do Filho e a aprovação do Pai, aperfeiçoando assim o homem em vista da sua salvação. Como diz o profeta Oseias: «Eu multipliquei as visões, e as mãos dos profetas representaram-Me» (Os 12,11). E o Apóstolo afirma o mesmo quando diz: «Há diversidade de carismas, mas um só Espírito; há diversidade de ministérios, mas o mesmo Senhor; há diversidade de operações, mas o mesmo Deus, que opera em todos. Pois a cada um se lhe dá a manifestação do Espírito para o serviço» (1 Cor 12,4-7). Mas, visto que é Deus quem opera tudo em todos, o saber como o quão grande seja é invisível e inefável para todas as suas criaturas; mas não é de modo algum desconhecido: pois todas elas aprendem pelo Verbo que já um Deus Pai, que contém todas as coisas e a todas lhes dá o ser, como está escrito no Evangelho: «Ninguém viu jamais a Deus; o Filho unigénito, que está no seio do Pai, é quem o revelou» (Jo 1,18).


20,7. O Filho fala do Pai desde o princípio, porque desde o princípio está com o Pai, e comunica ao género humano, para sua utilidade, as visões proféticas, a repartição dos carismas e seus ministérios, e de forma continuada e ao mesmo tempo a glorificação do Pai, no tempo oportuno. Pois onde há continuidade há constância, e onde há constância há desenvolvimento no tempo, e onde há desenvolvimento no tempo há utilidade: por isto o Verbo foi feito dispensador da graça do Pai para bem dos homens, pelos quais ordenou toda esta Economia, para mostrar Deus aos homens e apresentar o homem a Deus. Desta maneira custodiou a invisibilidade do Pai, por uma parte para que o homem nunca desprezasse a Deus e para que tivesse sempre em que progredir; e por outra parta para revelar Deus aos homens mediante uma rica Economia, a fim de que o homem não cessasse de existir faltando-lhe Deus inteiramente. Porque a glória de Deus é o homem vivente: e a vida do homem é a visão de Deus. Se a manifestação de Deus pela criação dá vida na terra a todos os viventes, muito mais a manifestação pelo Verbo do Pai dá vida àqueles que contemplam a Deus.

Santo IRENEU DE LYON, Contra os hereges, IV, 20, 4-7
(cit. da tradução em castelhano de Carlos Ignacio González, S.J).

 

RF

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada