Pedras angulares
Ele enviou o Espírito Santo

Santo Ireneu

Ao dar aos seus discípulos poder para que fizessem os homens renascer em Deus, o Senhor disse: "Ide e ensinai a todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

Deus havia prometido pela boca dos seus profetas que, nos últimos dias, derramaria o seu Espírito sobre os servos e servas, e que estes profetizariam; por isto infundiu o Espírito Santo sobre o Filho de Deus que se havia feito Filho do Homem, para assim, permanecendo n’Ele, habitar no género humano, repousar sobre os homens e habitar na obra plasmada por suas mãos, realizando assim no homem a vontade do Pai e renovando-o da antiga condição à nova, criada em Cristo.

E São Lucas narra-nos como este Espírito, depois da Ascensão do Senhor, pousou sobre os discípulos, no dia de Pentecostes, com o poder de dar a todos os homens entrada na Vida, e a sua plenitude à Nova Aliança; por isto todos, em unidade de espírito, louvavam a Deus em todas as línguas, [...] oferecendo ao Pai as primícias de todas as nações.

Por isto o Senhor prometeu que nos enviaria aquele Advogado que nos faria capazes de Deus. Pois, do mesmo modo que o trigo seco não pode converter-se numa massa compacta e num só pão, se antes não for humedecida, assim também nós, que somos muitos, não podíamos converter-nos numa só coisa em Cristo Jesus, sem esta água que desce do Céu. E, assim como a terra árida não dá fruto se não recebe água, assim também nós, que éramos antes como um ramo seco, não poderíamos jamais dar o fruto da vida sem o dom desta chuva do alto.

Os nossos corpos, com efeito, receberam pelo banho baptismal a unidade destinada à incorruptibilidade; porém, as nossas almas receberam-na pelo Espírito.

O Espírito de Deus desceu sobre o Senhor, Espírito de Sabedoria e de Inteligência, Espírito de Conselho e de Fortaleza, Espírito de Ciência e de Temor ao Senhor; Ele, por sua vez, deu-O à Igreja, enviando do céu o Advogado sobre toda a terra, lá de onde Satanás foi arremessado como um raio, como disse o Senhor; por isso necessitamos deste orvalho divino para produzirmos fruto e para que não sejamos lançados ao fogo; e já que temos quem nos acusa, tenhamos também um Advogado, pois que o Senhor encomenda ao Espírito Santo o cuidado do homem, sua propriedade, que havia caído em mãos de ladrões, compadecendo-Se das suas feridas. E, entregando dois denários régios para que nós, recebendo pelo Espírito a Imagem e a Inscrição do Pai e do Filho, consigamos multiplicar o denário que nos foi confiado, retornando ao Senhor com juros.

Santo Ireneu, Contra as Heresias

 

RF

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Pentecostes

Pentecostes

Oficina de Francisco Henriques, 1515-1518
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada