Pastoral da Cultura em movimento
Pastoral

Às portas do Ano Paulino

O ano de 2008, em dinâmica pré-sinodal, está a ser vivido como o Ano da Bíblia. E também aquele em que se inicia a celebração dos 2000 anos do nascimento de São Paulo, que é um génio religioso, e um interlocutor referencial de civilizações sucessivas.

Não há dúvida que passados dois mil anos do seu nascimento, Paulo adquire uma importância e um estatuto eclesial e cultural de grande relevo. Ele é o primeiro autor cristão. Quando morreu, à roda do ano 64-67, o primeiro Evangelho, aquele de Marcos, provavelmente não tinha ainda sido escrito. É, por isso, impossível pensar o primeiro momento de autoconsciência do movimento cristão sem Paulo.

Outro facto importante é que nós possuímos dele várias cartas, e é possível seguir a evolução do seu pensamento nos quinze anos que dura a sua actividade epistolar. No Novo Testamento é um caso único. Em quinze anos de actividade intensa e de reflexão, o seu pensamento evolui, as motivações alteram-se, como também os destinatários e as situações que enfrenta. A sua, é uma escritura em movimento, do princípio ao fim, e não um pensamento fixo. A evolução do seu pensamento liga-se também à maturação da forma literária na qual ele se exprime. Se os primeiros escritos de Paulo são cartas simples, sem grande elaboração, o apóstolo passa a conhecer o jogo e a oficina da escrita e torna-se um verdadeiro escritor.

A Conversão de S. Paulo, Caravaggio

Esta evolução é ainda mais interessante – e é certamente um factor que confere ao pensamento de Paulo um potencial de sedução muito forte – se tivermos em conta que o mundo paulino tem um centro que permanece inalterável: a ressurreição de Jesus. «Se Cristo não ressuscitou a nossa pregação é vazia, e vazia também é a vossa fé» (1 Cor 15,12). Um centro fixo num pensamento móvel – assim se poderia descrever em grande parte o génio do apóstolo que inaugura a escrita teológica cristã.

JTM

© SNPC - Publicado em 25.01.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

A Conversão de S. Paulo
A Conversão de São Paulo
Caravaggio
Igreja de Santa Maria del Popolo
Roma
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada