Projecto cultural
Assembleia Plenária

Conselho Pontifício da Cultura analisará o desafio da secularização

O Pontifício Conselho da Cultura dedicará a Assembleia Plenária de 2008 ao desafio que a secularização coloca aos cristãos e à Igreja.

A reunião, que terá lugar entre 6 e 8 de Março, congregará os cardeais, bispos, sacerdotes e leigos membros do Conselho, que é presidido pelo Arcebispo D. Gianfranco Ravasi.

Segundo o Dicastério, abordar-se-á especificamente a problemática da secularização na sua dimensão cultural, “que não é só uma questão de negação explícita da presença de Deus, mas também uma mentalidade em que Deus está total ou parcialmente ausente da vida e da consciência humanas".

"A consequência", continua o texto do Conselho, "é um vácuo existencial no qual a pós-modernidade é caracterizada pelo paradoxo do crescimento de uma dupla realidade: secularização e religiosidade, ateísmo prático e religiões de substituição, numa sociedade plural que procura uma ética cujos valores sejam aceites por aqueles que se auto-proclamam 'absolutamente diferentes' e pelos que absolutizam o relativo."

O comunicado refere que serão três dias de intenso diálogo e de troca de pontos de vista, com o objectivo de tentar responder às questões de uma cultura pós-moderna globalizada.

ACI / Zenit

© SNPC: Tradução | 15.02.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

D. Gianfranco Ravasi
D. Gianfranco Ravasi
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada