Projecto cultural
Portugal, de novo

Catolicismo, sempre de novo em Portugal

“Ser português equivale a ser religioso, e mais concretamente católico: é assim que pensam 68,5 por cento dos cidadãos…”. (Público, 10.06.2008, p. 6)

1.

Duzentos anos depois das Invasões Francesas (1807-1811), quase um século depois da implantação da República (1910) e no novo quadro da União Europeia, é ocasião propícia e inevitável para nos perguntarmos sobre a realidade nacional, culturalmente falando, precisamente enquanto “Portugal”.

Esta mesma palavra que nos nacionaliza tem a sua semântica, não suscitando hoje e exactamente a mesma ideia e sentimento que traria há cinquenta, cem ou duzentos e mais anos. O âmbito geográfico alterou-se, do pequeno rincão nortenho aos “reis de Portugal e dos Algarves, da aquém e além-mar em África”, do “Portugal do Minho a Timor” ao Portugal da União Europeia…

- O que “sobra” então, que nos identifique com os portugueses de outras épocas? Quando o apurarmos, divisaremos o que é Portugal, essencialmente.

 

2.

Tomo como primeiro marco as Invasões Francesas, duzentos anos atrás. Creio ser importante tomá-las assim, qual começo abrupto da nossa contemporaneidade, uma vez que, directa ou indirectamente, nos incluíram nos acontecimentos europeus que a Revolução Francesa – também directa ou indirectamente - ocasionara.

Mesmo física e economicamente, mesmo social e culturalmente, o País que ficou foi outra coisa do que era. Quando se retomou com algum sossego, já foi no quadro político e mental do liberalismo.

Mas, em termos de identidade, as coisas não foram fáceis, como a longa querela entre liberais e legitimistas demonstrou. O que estava então em causa, portuguesmente falando, era o que voltou a estar em 1910, 1926, 1974 ou ainda hoje, reaparecendo espontaneamente em torno de assuntos tão díspares como o acordo ortográfico ou o Tratado de Lisboa: o que é ou será o “Portugal” a manter, ou a “regenerar”, ou a “progredir”.

Para os legitimistas, face à revolução liberal, século XIX adiante, teria de ser “o que sempre fora”, quer na política quer na religião com a sua dimensão pública. Para os liberais, tratava-se de “regenerar” o País, reencontrando uma “origem” onde retro-projectavam o que almejavam como futuro: as comunidades democráticas e autogeridas (concelhos), que teriam existido antes das “causas da nossa decadência”, alegadamente o absolutismo monárquico, a pressão religiosa e a dissipação ultramarina.

Pelo meio, entretanto, houve mediações entre os dois extremos, com católicos que eram também adeptos sinceros do regime constitucional e adiantaram propostas de renovação nacional, onde a seiva evangélica (presente nos “princípios de 89”: Liberdade – Igualdade – Fraternidade) e o contributo eclesial poderiam e deveriam contar.

Seiva e contributo também para o próprio entendimento das relações Igreja – Estado, em termos de “separação” e “inspiração”. É significativo que, desde meados de Oitocentos, um importante jornal católico e legitimista se chame “A Nação” e que, desde 1872 outro católico, mas constitucional, se intitule “A Palavra”: o primeiro identificava Portugal, governo e crença; o segundo abria a uma Palavra inspiradora que, essencialmente, não se identificava com nenhum, devendo inspirá-los a todos.  

 

3.

Esse grupo de católicos, constitucionais e patriotas, manteve-se na 1ª República, ainda que esta acabasse por ser determinada por ideias e práticas políticas mais herdeiras do liberalismo radical e anti-católico, com fortes laivos positivistas à mistura.

No entanto, o regime republicano não era unívoco neste e noutros pontos essenciais do entendimento do País: logo em 1911 se patenteou que a República de Manuel de Arriaga não era a de Afonso Costa, por exemplo. Assim como, entre os católicos, as tensões do século XIX, distinguindo os que aceitavam e os que rejeitavam o Portugal liberal, de algum modo se prolongaram entre os que admitiam a secularidade do Estado e os que a repudiavam, propugnando ainda por uma monarquia confessional: assim, já nos anos vinte, a polémica entre António Lino Neto, deputado católico no parlamento republicano e Fernando de Sousa, jornalista católico e monárquico.

Com tais e outras diferenças, não chegámos a 1930 a querer o mesmo Portugal. Melhor, quase todos o quereríamos, mas não da mesma maneira. Isto, por mais que a 1ª República tivesse tomado com hino um poema dos tempos do “Ultimato”, que pretendia “levantar hoje de novo o esplendor de Portugal” (lema que, só por si, levaria esta digressão toda). Por mais que da “Revolução Nacional” pretendesse sair um “Estado Novo”…

Podemos falar duma contínua ambiguidade porque, se a essência (Portugal) permanecia, era mais como disposição e procura, sendo a respectiva assunção muitíssimo variada e prolixa. Não admira que Fernando Pessoa nos deixasse então uma “mensagem” em que Portugal se apresenta como “nevoeiro”.

- E o catolicismo? O catolicismo militante, da Acção Católica Portuguesa (1933 ss), abandonada e impedida a actividade política directa, cantava-se assim neste hino, ressoando até aos anos sessenta: “Abram alas terra em fora, por entre frémitos de luz / Deus nos chama. É nossa a hora / Alerta pela Cruz… Portugal rezando cante / Senhor, num rumo triunfal / Arraial, avante, avante / Vitória Portugal!”.

Ou seja, a empresa era religiosa, de salvação pela conversão. Com necessárias consequências sociais, pois “Contra o ódio, contra a guerra / Só vence a voz do amor”, como também cantava o mesmo hino. Mas era, ainda e sempre, de Portugal que se tratava, nação “fidelíssima” e pátria a resgatar.

 

4.

Significativamente, foi na sociedade e na religiosidade “popular” que o Catolicismo se reencontrou com a identidade portuguesa. E, também aqui, não univocamente, sobretudo depois da 2ª guerra mundial, quer dizer na nossa contemporaneidade mais contemporânea.

Porque o social levou ao político, como – por exemplo maior - na denúncia do corporativismo oficial e na requisição de espaço de intervenção para os católicos que não quisessem integrar o “partido único” do regime (Carta do Bispo do Porto a Salazar, 1958). E a religiosidade encontrou em Fátima, especialmente durante as guerras ultramarinas, uma grande coincidência com os dramas e as esperanças das famílias e da população em geral. Aliás, Fátima já assim nascera em 1917, na 1ª guerra mundial.

A actualidade volta a juntar catolicismo - particularmente Fátima – e Portugal. Por um lado, o lado de dentro, porque a renovada adesão às peregrinações traz à Cova da Iria, em toda a roda do ano, quantidades grandes e qualidades novas (na idade e no extracto social) de crentes e ex-descrentes. Inquéritos e sondagens evidenciam que, além de necessidades concretas, suas ou dos seus, muitos destes peregrinos demandam respostas e significados identitários e até “nacionais”, colectivos. Por outro lado, o lado de fora, Fátima é, para muitos portugueses espalhados pelo mundo o maior lugar de reencontro, religioso e português, a 13 de Agosto e não só.

D. Manuel Clemente

IV Jornadas da Pastoral da Cultura, 20.06.2008

© SNPC | 25.06.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

D. Manuel Clemente






































































































Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada