Projecto cultural
Diálogo com a contemporaneidade

A cultura e as culturas na missão da Igreja

A cultura e as culturas são hoje reconhecidas como lugares constitutivos da vida e da missão da Igreja enviada por Cristo a anunciar a Boa Nova até aos confins da terra. Com Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, a cultura e as culturas constituem mais do que nunca o areópago onde se opera o encontro de Cristo e da sua Igreja com os homens e mulheres do nosso tempo, entre o Evangelho e as culturas, entre a cultura impregnada da fé cristã e as culturas contemporâneas frequentemente marcadas pela não crença ou pela indiferença religiosa.

É hoje um dado adquirido: fé e cultura estão intimamente ligadas, permanecendo no entanto substancialmente distintas. O acolhimento da graça de Cristo por cada pessoa é feito na sua própria cultura. Esta impregna a sua maneira de acolher, professar e viver a sua fé, ao passo que a cultura é por seu lado progressivamente modelada pelo Evangelho. É o que chamamos a inculturação da fé e a evangelização das culturas.

Este início do novo milénio está profundamente marcado não apenas pelos conflitos armados, a violência e o terrorismo, mas também por transformações culturais e religiosas suficientemente profundas para sacudir pelas bases as culturas tradicionalmente cristãs ou imbuídas de tradições religiosas milenares. Talvez nunca como hoje tivemos consciência da amplitude dos fenómenos culturais e da sua influência determinante na vida das pessoas e das comunidades. A nossa convicção comum: o Evangelho é a Boa Nova de Jesus Cristo dirigida à pessoa humana na sua totalidade; ele deve portanto chegar às pessoas nas suas culturas, isto é, nas suas formas de ser e de agir, assumir a sua condição pessoal (...) no trabalho e no divertimento, e fundamentalmente na sua forma de crer e de rezar, esse “espaço vital onde a pessoa humana se encontra face a face com o Evangelho… Dado que pessoas e sociedade mudam, também a cultura muda com elas. Se uma cultura se transforma, as pessoas e a sociedade são transformadas por ela. A partir desta perspectiva, torna-se mais claro por que é que a evangelização e a inculturação aparecem natural e intimamente ligadas uma à outra… Este processo de inculturação deve envolver todo o Povo de Deus, já que a vida da Igreja inteira deve mostrar exteriormente a fé que está a ser anunciada e recebida… Certos domínios merecem particular atenção: reflexão teológica, liturgia, a formação de sacerdotes e religiosos, catequese e espiritualidade.” (João Paulo II, Exortação apostólica pós-sinodal «Ecclesia in Ásia», n.º 21).

A inculturação do Evangelho e a evangelização das culturas é um processo vital. Ele realiza-se nas comunidades particulares através das quais as culturas recebem o Evangelho, o assimilam e exprimem. Tornado operativo a partir do interior, este processo não pode ser precipitado nem forçado, mas exige ser acompanhado desde a sua origem, à imagem do semeador que semeia a boa semente, rega-a e ajuda-a a crescer graças a uma estaca sólida. Cabe à Igreja perscrutar os sinais dos tempos e discernir nas novas situações culturais os novos campos do seu apostolado. É por isso que a formação dos padres e das pessoas consagradas se reveste de uma importância capital para todo o Povo de Deus.

A fé contém em si a necessidade da evangelização das culturas, visto que ela junta à dimensão pessoal uma dimensão comunitária. A fé cristã não é uma ideia vaga, é a força do amor, é uma convicção que influencia os comportamentos, e esta característica comporta por natureza uma dimensão social. A fé é um dom de Deus, que se transmite, recebe, professa e celebra, suscitando comunidades cujos comportamentos se inspiram numa ordem de valores incarnados tanto na vida familiar como na actividade económica, na expressão cultural como na acção política a todos os níveis.

Bernard Ardura, Secretário do Conselho Pontifício da Cultura

Conferência aos religiosos francófonos de Roma, 05.03.2007

in Cultures et Foi, n.º 4 (2007)

© SNPC: tradução | 03.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto Rothko
Capela, Houston
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada