Projecto cultural
D. José Policarpo

Fé, Cultura e Beleza nas "Obras Escolhidas" do Cardeal Patriarca

A Universidade Católica Editora lançou recentemente o 10.º volume das “Obras Escolhidas” de D. José Policarpo. O tema do livro, “O rosto Humano da Fé”, propõe seis capítulos: “O Congresso permanece vivo na Igreja de Lisboa”; “A inteligibilidade da fé”; “O Natal é sempre a surpresa de Deus”; “Uma Páscoa em cada ano”; O rosto multifacetado da caridade”; “Fé e Cultura”.

É deste último tema que propomos um breve excerto, retirado da intervenção que tem como título “A beleza, caminho de diálogo com os não crentes”, apresentada em 4 de Maio de 2007 por ocasião do Encontro de Membros e Consultores do Conselho Pontifício da Cultura e dos Presidentes das Comissões para a Cultura das Conferências Episcopais da Europa. A tradução, a partir do francês, é da responsabilidade deste «site».

"Como fazer passar esta perspectiva [a beleza ligada ao amor vivido, fruto do Espírito Santo] no diálogo pastoral, sobretudo com os não crentes? Para começar, é preciso aprofundá-la nos crentes, na sua maneira de descobrir a vida e de procurar a verdade. Trata-se, antes de tudo, de um processo educativo, que passa pela catequese e pela escola, mais preocupadas com a transmissão de conteúdos de conhecimento e de explicações e pouco abertas à perspectiva da beleza, à qual as crianças são particularmente sensíveis. Trata-se, em primeiro lugar, de as fazer aprender a discernir as experiências de beleza no quotidiano da vida: a beleza do amor, da ternura, da generosidade. Mas também de as ajudar a contactar com as coisas belas, na natureza e na arte. O riquíssimo património de arte religiosa pode tornar-se um caminho de descoberta da beleza de Deus. Pode descobrir-se a beleza da vida através da arte. Isso exige que as imagens e outras peças de arte religiosa, nas nossas igrejas, não continuem a ser presenças silenciosas e ignoradas, mas que se tornem parceiras do caminho de uma comunidade, e que as exposições ou museus não sejam apenas exposições, mas motivos para percorrer itinerários conduzidos por pessoas preparadas, que ajudem a descobrir a verdade que elas anunciam e das quais são a irradiação.

Capa do livro

Isto supõe, igualmente, uma transformação da teologia, toda ela pastoral, enquanto apresentação da verdade e da beleza do caminho cristão. Apenas a perspectiva da beleza poderá tornar a teologia mais simples, compreensível para todos.

O diálogo com os não crentes situa-se ao nível do diálogo cultural, onde a perspectiva da beleza se torna cada vez mais presente. Toda a experiência de beleza abre-se a uma dimensão transcendente da vida, na medida em que a beleza é, nela mesma, afirmação da transcendência da existência.

Hoje, sob o efeito dos meios de comunicação social, há um diálogo frequente, em circunstâncias múltiplas, entre crentes e não crentes. É muito importante que todos nós, clérigos e leigos, saibamos enquadrar o nosso diálogo neste pano de fundo da beleza. Não se trata de falar explicitamente sobre a beleza, mas de abordar os assuntos, quaisquer que eles sejam, de uma forma onde se torne presente a perspectiva da beleza. (…)

Termino, testemunhando-vos a minha convicção de que é preciso aceitar que este diálogo seja feito sem esperar resultados visíveis e previsíveis. É a semente lançada nos corações sensíveis à beleza, e que, talvez, não venha a florescer senão nos jardins do Senhor."

D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa

Publicado em 24.01.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do livro

Obras Escolhidas (vol. X)
O Rosto Humano da Fé

Autor
D. José Policarpo

Editora
Universidade Católica Editora

Páginas
296

Data
2007

Preço
€ 25,00

ISBN
978-972-54-0183-5

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada