Leitura da Bíblia em directo na televisão procura recuperar um tesouro de fé e cultura
O Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, D. Gianfranco Ravasi, afirmou que a maratona de leitura da Bíblia em que participará Bento XVI no mês de Outubro, com transmissão televisiva pela RAI, tem como objectivo “voltar a chegar ao coração e às mentes das mulheres e homens de hoje”.
Num artículo intitulado “Para recuperar um tesouro de cultura e de fé”, o Arcebispo acrescentou que a “leitura integral da Bíblia diante das câmaras de televisão italianas é sem dúvida um acontecimento espiritual e cultural (...) que terá certamente um notável impacto mediático a nível internacional. O programa, que será difundido a partir do próximo dia 5 de Outubro, terá como primeiro leitor o Papa Bento XVI, que, em directo, lerá o capítulo primeiro do Génesis”.
Depois de referir que “recentes inquéritos permitiram constatar um quadro preocupante, em diversos países do mundo, de um cada vez mais escasso conhecimento das Escrituras hebraicas e cristãs, assim como da perda de familiaridade, também física, com um texto que acompanhou pelos séculos a vida quotidiana das pessoas”, D. Ravasi explicou que este fenómeno traduz “um empobrecimento espiritual e cultural, de que todos, crentes e não crentes, deveriam sentir-se responsáveis”.
A iniciativa, que coincidirá com o mês da abertura da Assembleia Sinodal sobre a Palavra de Deus, propõe-se multiplicar de maneira exponencial os efeitos benéficos da “recuperação desse tesouro cultural e de fé”. O acontecimento significará igualmente “um regresso à fonte das Escrituras para as repropor ao grande público como sinal de esperança para o mundo de hoje”.
O programa terá lugar na Basílica da Santa Cruz de Jerusalém. O texto sagrado será dividido em 1162 leituras, inseridas em 46 unidades de três horas de duração, com intervalos de 15 minutos para reflexão em silêncio. Um écran gigante colocado fora da Basílica permitirá seguir a transmissão. O primeiro canal da RAI difundirá a leitura do Papa, assim como a conclusão deste ciclo, a 11 de Outubro, quanto o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, ler o vigésimo segundo capítulo do livro do Apocalipse. O resto do programa intitulado “A Bíblia, Dia e Noite” ocupará quase toda a grelha da rubrica “Rai Educational” de 5 a 11 de Outubro.
“A Bíblia faz com que aquele que a lê e a escuta participe da sua actualização e incarnação. Um texto, e em particular o bíblico, tem a sua própria apropriação por parte dos leitores, que o devem ‘explorar’ em todas as suas potencialidades e riquezas através da intuição literária, ascética, mística e teológica”, concluiu D. Gianfranco Ravasi.
in ACI Prensa | Rádio Vaticano
Trad.: Rui Martins
© SNPC (trad.) | 08.07.2008
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir