Projecto cultural
Vaticano

Gianfranco Ravasi, novo presidente do Conselho Pontifício para a Cultura

Gianfranco Ravasi substitui hoje, 3 de Setembro, o Cardeal Paul Poupard na presidência do Conselho Pontifício para a Cultura. É também daquela data a sua nomeação para arcebispo titular de Villamagna in Proconsulari.

Biblista de 65 anos, este italiano é actualmente o prefeito da Biblioteca Ambrosiana de Milão, prestigiada instituição de pesquisa teológica, sendo igualmente membro da comissão bíblica pontifícia.

O Arcebispo Ravasi foi encarregado por Bento XVI da redacção das meditações da Via-sacra que teve lugar no Coliseu de Roma na última Sexta-feira Santa.

Entrevistado pela Rádio Vaticano, Ravasi considerou que entre os grandes desafios culturais que o esperam, figura o diálogo com o mundo actual; trata-se de reencontrar os grandes valores, confrontando-os com a tradição cristã. O novo presidente afirmou ainda que a cultura de alto nível que o cristianismo traz consigo desde há dois mil anos não pode ser liquidada de uma assentada.

O Cardeal Poupard, que celebrou o 77.º aniversário a 30 de Agosto, era o mais antigo presidente de um dicastério do Vaticano. Dirigia o Conselho Pontifício para a Cultura desde 1988.

La Croix / AFP

Publicado em 03.09.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

 

 

 

barra rodapé

Mons. Gianfranco Ravasi
Arcebispo Gianfranco Ravasi










Card. Paul Poupard Card. Paul Poupard
Foto: Coex/AFP
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada